O resultado final e oficial da prova escrita e classificação dos candidatos para concorrer a próxima eleição do Conselho Tutelar de Itapira foi divulgado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. A eleição do órgão, marcada para o dia 1º de outubro, referente a gestão 2024/2027, terá 24 postulantes concorrendo a cinco vagas diretas e a outras cinco de suplência.
A prova escrita havia sido realizada no início de julho e até o momento o resultado estava em fase de apresentação de recursos por aqueles candidatos que se sentiram de alguma forma prejudicados. Ao todo, 30 estavam aptos a participar da prova após processos de avaliações preliminares e curso de formação. Dois se ausentaram e, conforme resultado final, quatro foram reprovados por não atingirem a pontuação mínima de 50 pontos.
Segundo apurado com a atual presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Ana Maria do Nascimento Brunialti, uma resolução completa sobre as regras que irão nortear o pleito ainda estão sendo definidas e serão em breve divulgadas mas, via de regra, tudo irá seguir conforme determina a Justiça Eleitoral.
“Tudo será realizado conforme uma eleição tradicional seguindo as determinações da Justiça Eleitoral. Tudo ainda será divulgado, mas não é permitido outdoors ou qualquer tipo de colagem e no dia da eleição a propaganda é proibida assim como o transporte de eleitores. A campanha individual do boa a boca, santinhos, reuniões e carreatas são permitidas”, explicou Ana.
A remuneração dos eleitos será de R$ 2.438,38 mais Vale Refeição no valor de R$ 450,00, além das benesses previstas no art. 134, da Lei Federal nº 8.069/90, com carga horária de 40 horas semanais, incluindo plantão. “É um trabalho árduo que exige dedicação total e muita empatia”, completou.
O dobro
Uma das diferenças da eleição do órgão neste ano para as anteriores é a grande quantidade de candidatos. Para se ter ideia, no último pleito do Conselho Tutelar, realizado em outubro de 2019, os concorrentes eram 12, metade dos atuais postulantes ao cargo.
Para a Presidente do CMDCA, o número é avaliado como muito positivo. “A quantidade de candidatos é excelente. Em nosso histórico, com relação à última eleição, chamamos todos os suplentes, que ficaram ordenados pela lista de classificação da votação. No decorrer do mandato, algumas pessoas acabam desistindo e se caso não tiver mais suplentes temos que realizar novamente uma eleição”, explicou.
“Avalio esse grande número de candidatos a questão do emprego no Brasil. Muitas pessoas estão à procura de trabalho e o Conselho é uma oportunidade, mas o trablho não é nem um pouco fácil”, concluiu Ana.
Candidatos aptos a disputar a eleição
Andressa Rocha Schwarcz
Aparecida Valdinere Mancini
Bruna Tatiane Dionisio
Dalila Aparecida Grahl Freires
Edna Valéria Marcatti Marques
Eliana de Paula e Silva Viola
Francisca Janaina Nunes Soares Besse
Jane Aparecida Ferreira de Lima
Jennifer Karoline da Silva
Jéssica Paula Almeida Euzébio
Júlia Nunes Guidett
Leonardo Pereira da Silva
Liliana Donati Buzon
Maisa Fernanda da Silva
Márcia Cristina Centofante
Maria Cristina Vieira da Silva
Maria Madalena Andrade
Merice Seraphim Pinto
Nayana Stefane Rita Rodrigues Sampaio
Patrícia Leite de Morais Altafini
Paula Carolina da Cruz Simonetti
Rita de Cássia Amaro Fazoli
Rita de Cássia Jorge
Viviane de Oliveira Sobral Duarte
Leave a Reply