O período do ano letivo para os alunos da rede municipal de educação terá início nesta semana. Pelo menos 6 mil crianças já estão matriculados entre as Creches, Pré-Escolas, Ensino Fundamental e EJA (Educação para Jovens e Adultos).

some text


O calendário definido pela Educação teve os dias 1, 2, 3 e 6 de fevereiro, no caso das Creches, para organização e planejamento, enquanto que o Ensino Fundamental e Pré-Escolas ficaram apenas com os dois primeiros dias deste mês. Sendo assim, as aulas para as Pré-escolas, EJA e Fundamental começam na próxima segunda-feira, dia 6, e as Creches iniciam os trabalhos na terça, dia 7. Todos os ensinos encerram o primeiro semestre no dia 7 de julho.

A mobilização da Secretaria de Educação para o ano letivo de 2023 já resultou em ações ainda no mês de janeiro, quando foram distribuídos materiais didáticos que serão utilizados por alunos e professores, tanto os adquiridos pela prefeitura como os doados pelo Laboratório Cristália. Além disso, a acolhida aos alunos foi pauta entre coordenadores e professores no último dia 30. No dia 6, primeiro dia de aulas, já está na programação uma palestra com o tema “Reencantar-se com o ato educativo no contexto atual”, que irá envolver todos os professores da rede de ensino no auditório do Bairral.

VAGAS

Em conversa com a Secretária de Educação, Regina de Santana Lago Gracini, na quarta-feira, dia 1, foi apurado que haviam naquele momento 5.980 crianças matriculadas, mas que os processos ainda estavam tendo andamento com grande quantidade de crianças para serem efetivadas na rede de ensino.

De acordo com Regina, vagas remanescentes serão preenchidas e que, em ensinos que possuem uma lista de espera de alunos, existe a possibilidade de se abrir mais salas de aula. “Temos uma lista de espera para o período integral do Ensino Fundamental. Estudos da Escola em Tempo Integral estão sendo feitos e podem ser ampliados ainda no primeiro semestre. Possuímos grande demanda em escolas de algumas regiões como Istor Luppi, Cubatão e Assad Alcici. No atendimento regular, temos vagas para todos os alunos”, disse.

LIBERADO

O início das aulas em 2023 também será marcado pelo fim dos protocolos de segurança obrigatórios com relação ao combate da Covid-19. No ano passado, as aulas tiveram seu retorno de forma 100% presencial porém, com protocolos de segurança que determinavam que os estudantes deviam obrigatoriamente usar a máscara dentro do ambiente escolar e cumprir medidas como evitar aglomeração e manter o distanciamento social.

“A expectativa para esse ano é muito melhor. Em 2022 havia muita insegurança ainda por parte dos professores, alunos e pais. Cabe ressaltar que medidas de higiene devem ser mantidas, inclusive com o uso do álcool em gel. Caso algum pai ache necessário, a criança também pode ir à escola usando máscara facial. Mas a situação é tranquila, percebo muita alegria nos professores”, comentou Regina.

SEGURANÇA

Outra questão de suma importância e que cabe ser destacada é o retorno da atuação da Guarda Civil Municipal com a ronda escolar, que volta a ser realizada pela corporação após quase três anos, quando em junho de 2020 a patrulha foi suspensa devido à pandemia.

O projeto ainda está sendo estruturado, tendo em vista que para este retorno as ações serão muito mais encorpadas e devem se enquadrar no convênio conquistado pela prefeitura junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, do governo federal, no ano passado. Em um primeiro momento, uma guarnição estará empenhada na ronda, pegando saída e entrada de alunos. A expectativa é que sejam duas equipes apoiadas por mais outras duas guarnições. “Isso é ótimo, extremamente satisfatório. Dá segurança para os pais e alunos e é fundamental nos dias de hoje”, concluiu Regina.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.