O Governo do Estado anunciou domingo, 11, o cronograma para vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos. O imunizante utilizado será o do laboratório Pfizer, uma vez que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso dentro desta faixa etária. “Para que se tenha uma ideia da importância e significado disso, é um público de 3,2 milhões de adolescentes em São Paulo”, disse o governador João Doria.
A primeira fase da vacinação, que acontece a partir de 23 de agosto, é destinada a integrantes do grupo com comorbidades, deficiências ou gestante e puérpera. A partir de 6 de setembro a imunização será aberta para a faixa geral, iniciando com as idades de 15 a 17 anos. Já no dia 20 do mesmo mês, será vacinado o grupo de 12 a 14 anos.
A imunização destes jovens e crianças tem também como objetivo dar maior segurança às famílias para o retorno às aulas presenciais. A volta às aulas, porém, não está condicionada à vacinação. Segundo estudos, as crianças e jovens com deficiência e comorbidades, além de estarem sob maior risco de contrair a doença, seja pela necessidade de contato muito próximo ou por terem alguma condição de saúde, respectivamente, são dependentes da rotina e os estímulos desenvolvidos na escola que são fundamentais para o desenvolvimento.
Deixe seu comentário