O Crem (Centro de Referência Especializado da Mulher) iniciou neste mês o programa ‘Visita Solidária’. Fruto de uma parceria que mobiliza equipes das secretarias municipais de Promoção Social e de Defesa Social, a iniciativa consiste em monitorar o cumprimento de medidas protetivas estabelecidas às mulheres vítimas de violência, além da responsabilização do agressor.
Outro foco é proporcionar o acolhimento humanizado e também prestar orientação sobre os serviços municipais disponíveis. Basicamente o programa é voltado à proteção da mulher em situação de violência – física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial – por meio da atuação preventiva da Guarda Civil Municipal.
O lançamento do ‘Visita Solidária’ ocorreu em 2 de julho, com a participação do prefeito Toninho Bellini e do presidente da subseção itapirense da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Walner José Consorti de Godoy. Quatro GCMs compõem o programa e foram capacitados pela advogada e voluntária Vivian Nicolai.
“Toda mulher que receber uma medida protetiva terá a visita domiciliar feita por dois guardas municipais e um técnico do Crem. Nessa visita, elas serão orientadas sobre como funciona essa medida e quais serviços estão disponíveis para elas no Centro. O agressor também será visitado e receberá orientações acerca das consequências do descumprimento da medida”, explicou a secretária de Promoção Social, Regina Ramil.
As visitas ocorrerão de forma periódica. Bellini ressaltou a importância de mais este programa, que se soma ao que hoje já é ofertado no Crem. “Trata-se de um programa inovador e de muita importância para de fato ajudar a combater os atos de violência contra mulher”, afirmou o prefeito. “Atuar com políticas públicas para mulheres, especialmente as vítimas de violência, é uma das prioridades de nosso governo e queremos ampliar cada vez mais os serviços nessa área para que possamos ter uma diminuição de casos na cidade.”
Inaugurado no dia 30 de abril, o Crem é um espaço destinado ao acolhimento e atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência. Foi criado como polo de referência de apoio, promovendo principalmente a sustentabilidade e encaminhamentos necessários para a superação da situação vivida. O espaço disponibiliza uma equipe técnica especializada para proporcionar amparo e proteção, com oferta de serviços de perfil social, orientação psicológica, encaminhamentos jurídicos, oficinas e cursos profissionalizantes.
O Crem está localizado à rua Ribeiro de Barros, 62, na área central da cidade, em frente ao Parque Juca Mulato. O telefone para contato é o 3843.2148 e a página do Facebook pode ser acessada pelo endereço www.facebook.com/crem.itapira.
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Itapira
Deixe seu comentário