O projeto ‘De Palma em Palma’, realizado pela Velloni Produções, será concluído no município na próxima sexta-feira, dia 30, com a apresentação do vídeo-espetáculo ‘Vamos Viver Nossos Sonhos, Temos Tão Pouco Tempo’. Foram 10 meses de aulas remotas de balé e o envolvimento de 35 meninas.

some text


Em Itapira a iniciativa foi desenvolvida em parceria com o programa ‘Cidadançania’, Favorita Cultura e Esportes e Prefeitura, com patrocínio do Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural de São Paulo). Uma equipe da Velloni esteve no município na semana passada para gravar as imagens em diversos locais e equipamentos culturais para a edição final.

O material estará disponível no YouTube do ‘De Palma em Palma’. O conteúdo terá como protagonistas alunas participantes, além dos familiares. Também desenvolvido em outras cidades, o objetivo principal do projeto é proporcionar às crianças e jovens uma conexão com segmentos artísticos como teatro, dança, circo, música, cinema, contação de histórias, entre outras linguagens artísticas.

Em Itapira, a vertente trabalhada foi o balé, junto com as professoras Aline Prado e Cecília Frucchi. O projeto foi executado de maneira remota pelas plataformas Google Meet ou YouTube, com oficinas ao vivo desde o dia 10 de setembro de 2020 – mais de 30 encontros. Participaram meninas inscritas previamente, na faixa etária de 6 a 12 anos.

Aline explicou que o ‘De Palma em Palma’ foi dividido em três partes, gerando três vídeo-espetáculos: ‘Em Casa Com os Brinquedos’, ‘Palhaçarinas – As Palhaças Bailarinas’ e ‘Vamos Viver Nossos Sonhos, Temos Tão Pouco Tempo’. “O Projeto Cidadançania continua em agosto (sem a parceria do ‘De Palma em Palma’) com o formato online e estamos ansiosos e esperançosos para, em breve, retornarmos ao presencial. Nosso objetivo é fazer cada vez mais crescer essa sementinha da arte e do balé, que está sendo cultivada no coração das crianças”, relatou a professora.

POSITIVO

O trabalho com as itapirenses teve boa avaliação pela equipe do ‘De Palma em Palma’. “O projeto também acontece em outras cidades do Estado de São Paulo. Em Itapira a parceria foi com o Cidadançania. Nós damos todo suporte para as artistas locais. Ela (Aline Prado) ministra as aulas ao vivo, que depois também ficam disponíveis para as alunas no YouTube”, contou a produtora executiva do projeto, Swan Prado.

A coordenadora artístico-pedagógica, Adriana Souza, lembrou que foi um desafio realizar as oficinas no formato online – maneira encontrada durante a pandemia de continuar incentivando e valorizando a formação cultural. “Mesmo através da telinha, elas (alunas) puderam ter acesso a uma produção cultural criativa de qualidade e participar do processo de criação do roteiro, figurino, coreografias, tudo feito em casa. Com certeza o projeto alcançou seu maior objetivo, que é fomentar e democratizar a cultura para crianças e jovens com pouco acesso às artes, principalmente nesse momento o qual o incentivo à criatividade e arte se tornou tão necessário”, analisou.

Foto: Paulo Bellini

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.