Em coletiva de imprensa realizada nessa quarta-feira, dia 28, o Governador João Doria anunciou a ampliação da capacidade de público presencial e horário de funcionamento de comércios, serviços não essenciais e espaços religiosos a partir do próximo domingo (1).
Os estabelecimentos e atividades poderão funcionar das 06h00 ás 00h00 com ocupação presencial de até 80% da capacidade. Toque de recolher também foi suspenso. As determinações são válidas de 1 a 16 de agosto.
“Continuamos passo a passo, de forma segura, flexibilizando e voltando ao normal. A vida está voltando ao normal no estado de São Paulo”, declarou Doria. O uso obrigatório de máscara em ambientes de acesso público, distanciamento mínimo de um metro e respeito a protocolos de higiene estão mantidos.
As modificações ampliam em uma hora o limite de horário de funcionamento de comércios, serviços em geral e espaços religiosos. A capacidade de ocupação sofre considerável aumento de 20%. Outra novidade a partir de domingo 1º de agosto é a reabertura dos parques urbanos e unidades de conservação estaduais em horário integral.
O acesso de clientes a shoppings, galerias, lojas de rua, bares e restaurantes deverá ser interrompido às 23h, com atendimento permitido até meia-noite. Todas as atividades econômicas devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária previstos no Plano SP (saopaulo.sp.gov.br/planosp/). Eventos que geram aglomerações como casas noturnas, shows de médio e grande porte e competições esportivas com público continuam proibidos.
As permissões anunciadas nesta quarta foram balizadas pelo atual cenário do controle da pandemia em São Paulo. O estado vem registrando quedas sucessivas nas internações de pacientes com coronavírus em enfermaria e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), além de mortes.
Se a situação da pandemia se manter constante em relação a redução do número de contaminações, internações e casos fatais, o governo do estado planeja avançar da fase de transição para a etapa de retomada segura a partir de 17 de agosto. Nesse caso, todas as restrições seriam suspensas com os locais podendo operar com capacidade de 100%. Seriam mantidas apenas as regras para máscaras, distanciamento e protocolos de higiene.
Deixe seu comentário