A rede municipal de ensino está liberada a operar, a partir desta semana, com 100% da capacidade das unidades escolares. A presença dos estudantes ainda é facultativa e o sistema híbrido, que oferta atividades online, continua mantido. O procedimento é amparado na legislação estadual, que autoriza as escolas a receberem a totalidade dos matriculados a partir de agosto, desde que respeitadas as normas sanitárias.

some text


São cerca de 6 mil alunos matriculados no ensino infantil, ensino fundamental, CEIs (Centro de Educação Infantil) e EJA (Educação de Jovens e Adultos). As escolas passam a receber os estudantes a partir de terça-feira, dia 3, porém a Secretaria Municipal de Educação acredita que a adesão não será plena. Em pesquisa feita com pais e responsáveis, o nível de aceitação para o retorno presencial ficou entre 70% a 80%.

Os estabelecimentos de ensino estão preparados para a recepção e adotaram diversas medidas para a manutenção do distanciamento social. “Estamos fazendo o monitoramento de todo processo de volta das crianças, desde a avaliação diagnóstica (e aprendizagem do aluno) à interação com a família. A obrigatoriedade da presença ainda não existe, mas esse retorno vai nos dar um panorama de como vai ser essa volta 100% presencial, contando falta”, informou a secretária de Educação, Regina de Santana Lago Gracini.

As escolas estão sendo preparadas com distanciamento de carteiras, organização para não compartilhamento de objetos, ações que evitem aglomeração no horário de recreio, entre outras. Na semana passada foi realizada reunião com pais e responsáveis, para tratar de assuntos relativos à ampliação da capacidade escolar. O modelo híbrido continua em vigor, com atividades disponibilizadas por meio da plataforma ‘Aprender em Família’ e distribuição de material impresso para quem não está presencialmente nas unidades.

Desde junho as escolas da rede municipal passaram a receber os estudantes, respeitando o limite de 35% da capacidade. Segundo dados da pasta, a pesquisa inicial apontou para adesão de 30% dos alunos do ensino fundamental e 25% dos matriculados no infantil. As creches passaram a retomar as atividades presenciais de forma lenta e gradual na última semana de julho.

Com o retorno das atividades presenciais, as profissionais de ensino já puderam avaliar o nível de aprendizado dos alunos. Regina informou que a volta foi positiva. “Achávamos que a perda seria muito mais acentuada. O diagnóstico que tivemos deixou claro que o trabalho com a plataforma e com as atividades foi produtivo, tornado possível resgatar uma parte do aprendizado”, avaliou.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.