Um trabalho que exige muita técnica, organização e precisão vem sendo realizado na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha. Os vitrais da igreja serão todos restaurados, em um processo meticuloso que se iniciou em fevereiro. Juntamente com o estilo arquitetônico da Matriz, os vitrais são uma parte fundamental para a beleza do local, além de fazerem referências a momentos de fé e também de sua história.

some text


Ao todo são 86 vitrais espalhados pela Matriz que serão restaurados. Segundo o Padre João Gonçalves da Silva, Pároco da Matriz, os atuais vitrais são importados da Europa e estão há décadas presentes na igreja. “Alguns materiais que estão presente nos vitrais, como o estanho, ficam velhos e enfraquecem os vidros”, comentou padre João.

Foi realizado um orçamento com quatro empresas diferentes, sendo contratada a que ofereceu menor valor e apresentou um trabalho mais profissional. Ao todo, para a restauração dos vitrais, serão investidos R$223 mil em um processo que irá durar cerca de dois anos e meio. Estão sendo utilizados materiais na restauração que são próprios para um país tropical como o Brasil, diferente dos atuais componentes que vieram da Europa. “Está sendo um bom investimento. A reforma dos novos vitrais irá durar de 70 a 80 anos”, complementou o padre.

Henrique Cardoso do Prado, 25, é um dos responsáveis pela troca dos vitrais da Matriz. Ele é colaborador da Vitrais Ton Geuer, empresa de Campinas contratada para a restauração. De acordo com Cardoso, os vidros são retirados um a um e desmontados com uma turquesa. Para se manter o desenho original e a sequência das peças, os vidros são colocados em um tabuleiro numerado. “Após fazer a limpeza dos vidros, eles passam por um processo de chumbação, onde as peças são colocadas na medida. É realizado a troca dos materiais e a colagem dos vidros com chumbo”, explicou Cardoso. Foram restaurados 12 vitrais da igreja até o momento.

Para levantar recursos em auxílio ao projeto, a Paróquia Nossa Senhora da Penha iniciou a campanha ‘Reformas na Casa da Mãe’. Uma maneira de ajudar é se dirigir diretamente à Casa de Tintas Azevedo e contribuir com valores para a compra do material – a empresa dobrará o montante desembolsado. O padre João explicou que não poderão ser efetuadas doações de latas de tintas, já que a cor da Matriz precisa ser preparada para a tonalidade específica.

Outra maneira de colaborar é solicitar um carnê na própria igreja, com pagamentos em valores específicos durante 10 meses, ou então fazer um depósito espontâneo pela chave pix ( ma******************@gm***.com ). Informações podem ser obtidas pelo telefone da secretaria paroquial (3863.0807 ou WhatsApp (19) 99913.6385). “Esse é um patrimônio do povo de Itapira, não é apenas da igreja. É importante a participação da população em geral”, comentou padre João.

Três dos doze vitrais que foram restaurados até o momento. Ao todo serão 86 – Foto: Tribuna de Itapira
Beleza dos vitrais é uma marca da igreja da Matriz – Foto: Tribuna de Itapira
Todo o cuidado é tomado tanto para retirar, quanto para recolocar as peças de vidros – Foto: Tribuna de Itapira

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.