As bicicletas estão por todas as partes. O meio de transporte mais sustentável e econômico é utilizado como forma de locomoção para o trabalho, serviços de entrega, atividades físicas e passeios. Porém, é preciso estar atento para que as viagens terminem da melhor maneira possível.
De acordo com os novos dados do Infosiga.SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo programa Respeito à Vida e Detran.SP (Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo), a maior redução nas fatalidades de trânsito no Estado envolveu ciclistas comparando os meses de junho de 2020 e junho de 2021, com 32 casos (2020) e 27 (2021), menos 15,6%.
“Dicas para um transporte mais seguro de bicicletas são fundamentais para que tenhamos dados cada vez menores de acidentes envolvendo ciclistas no Estado. O respeito é essencial é deve ser mútuo entre os condutores, sempre com cautela e atenção às leis de trânsito”, destaca o diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani.
Para garantir uma pedalada mais segura, o órgão estadual conversou com Willian Cruz, idealizador do projeto Vá de Bike (www.vadebike.org), que listou 15 dicas essenciais para pedalar com mais segurança nas ruas. Se você é da “turma do pedal”, veja as dicas e as coloque em prática:
1.Escolha bem sua rota: “O melhor caminho para a bicicleta raramente é o mesmo do carro ou do ônibus. Busque sempre ciclovias, trajetos calmos e desvie das subidas”;
2. Pedale sempre na mão correta: “Evite andar na contramão, pois você surpreende os motoristas e reduz muito o tempo de reação dos condutores. Pedalando no mesmo sentido, você diminui as chances de uma colisão e até mesmo o tamanho do impacto caso ela ocorra”;
3. Fique longe das portas: “Alguém pode abrir a porta de um carro por exemplo sem te ver e te jogar na frente de um outro veículo que esteja em movimento na rua. Por isso, passe longe delas!”;
4. Seja um veículo: “O ciclista deve andar na lateral da via, mas evite pedalar colado na calçada. Se os carros passarem na mesma faixa, estarão muito próximos e podem derrubar quem estiver na bike. E preciso ter um espaço de fuga para essas situações. Mas não segure o trânsito. Ao perceber que há uma fila de veículos atrás de você, dê passagem e depois continue”;
5. Proteja os pedestres: “A bicicleta é um veículo e deve circular nas vias. Ao usar a calçada, desça da bike. E quando se deparar com pessoas atravessando a rua, freie e pare, mesmo quando não houver semáforo”;
6. Não fure o sinal: “Não passe no sinal vermelho. Você põe em risco a si mesmo e aos pedestres”;
7. Iluminação é essencial: “Ter luzes na bicicleta é a garantia que os motoristas vão te ver à distância. Utilize luzes brancas na frente e vermelhas atrás (sempre piscando)”;
8. Equipamentos de segurança são aliados: “Capacete e luvas não são obrigatórios, mas te protegem em caso de queda. E os óculos impedem que o vento traga poeira para os seus olhos”;
9. Sinalize sempre: “Os motoristas precisam saber com antecipação o que você vai fazer. Por isso, faça sempre uma sinalização ao mudar de faixa ou fazer uma manobra que requer o movimento”;
10. Educação é fundamental: “Peça e dê passagem. Não deixe de agradecer. Um ciclista simpático e cordial é tratado melhor pelos motoristas”;
11. Dê preferência para ciclovias: “As ciclovias e ciclofaixas isolam as bicicletas dos demais veículos. Por isso, são mais seguras. Em locais que não possuem a estrutura, prefira utilizar vias com menos movimento”;
12. Fique fora do corredor de ônibus: “Ao andar de bicicleta em uma faixa exclusiva para ônibus, você interfere no trânsito pois em determinadas situações eles não podem de ultrapassar”;
13. Saídas à direita: “Em saídas livres ou esquinas, tenha atenção redobrada: um motorista pode virar na sua frente. Analise os carros ao redor e sinalize se necessário”;
14. Antecipe os movimentos: “Avalie posicionamentos e sinalizações dos motoristas para antecipar o que eles farão e assim se prevenir de um movimento mais brusco no trânsito”;
15. Seja previsível: “Não faça ziguezagues, não entre em uma avenida sem olhar e sinalize sempre antes de desviar de um carro parado, mesmo que o motorista mais próximo esteja bem mais para trás”.
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