O Canil da Guarda Civil Municipal vem ao longo dos anos acumulando bons trabalhos no município. Em constante treinamento e preparação, a equipe do Canil participou do 6º Môdulo de Mantrainling, que ocorreu na cidade de Mogi Mirim entre os dias 14 e 15 de agosto. A reportagem do Tribuna de Itapira visitou o Centro de Treinamento do Canil da Guarda Municipal e acompanhou os trabalhos dos GMs e cães de perto.

some text


O treinamento que foi realizado em Mogi Mirim foi ministrado pela instrutora Ana Beatriz Albernaz e faz parte de uma sequência de módulos que busca o aperfeiçoamento das técnicas para o trabalho dos cães e GMs, que atuam em diversas frentes relacionadas com o combate ao crime e serviços à população. O treinamento ocorre o ano inteiro e envolve cidades e equipes de todo o Brasil.

No treinamento foi abordado uma questão de cena de crime. Foi reproduzida uma “feira”, onde uma pessoa pratica um furto comendo uma banana. A pessoa joga a casca da banana no chão e se mistura com as outras que estão na “feira”. É ai que o treinamento começa. “Utilizando gases (de atadura) se multiplica o “odor” presente na casca de banana deixado pela mão da pessoa. Através da célula morta deixada na casca de banana, o “odor” é apresentado aos cães, que começam a farejar o ambiente” contou Paulo Adriano Dias dos Santos, encarregado do Canil da Guarda Civil Municipal. Segundo Paulo, cada cão seguiu uma trilha diferente no meio da multidão, mas todos encontraram o “criminoso”.

Os cães que fazem parte da equipe da GCM acumulam grandes feitos no município. A maior apreensão de drogas da cidade de Itapira foi graças ao faro aguçado da cachorra Aixa, que em um caminhão estacionado no posto NR encontrou nada menos do que 1.670 quilos de maconha. Inclusive, a cachorra ainda integra a equipe do Canil de Itapira. Atualmente existem seis cães em trabalho e outros dois que ainda estão em treinamento.

A GCM utiliza várias raças para auxiliar nos trabalhos. Alguns cães são treinados para controle de multidões enquanto outros, com o faro mais aguçado, são localizadores e rastreadores podendo ser utilizados para encontrar entorpecentes, armas e até pessoas. “Não podemos errar com o animal. É muito tempo e treinamento”, afirmou o GCM Paulo, em relação a seriedade do trabalho que é realizado com os cães, em sua maioria, desde filhotes.

A equipe do Canil conta hoje com cinco agentes em trabalho com os cães e todos são treinadores. No Centro de Treinamento do Canil, que a reportagem esteve presente, foi realizada uma demonstração dos treinos e pode ser conferida nas fotos em sequência.

Da esquerda para a direita: GCM Neto com Hunter, GCM Caudinei com Kiara, GCM Da Silva com Woody, GCM Paulo com Xena e Moacir da Defesa Civil com Zuco – Foto Tribuna de Itapira
Obediência: Moacir sendo um figurante para treinamento do Hunter – Foto Tribuna de Itapira
Neto com Hunter: atenção máxima no treinamento realizado – Foto Tribuna de Itapira
Claudinei com Bruck, um labrador em treinamento, no momento em que ele localiza o entorpecente escondido – – Foto Tribuna de Itapira
Paulo e a labradora Xena: carinho e dedicação – Foto Tribuna de Itapira

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.