O município completou uma semana em estado de alerta por causa da baixa umidade relativa do ar. Segundo as medições diárias efetuadas pela estação automática do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) instalada no bairro Brás Cavenaghi, desde o dia 17 os índices atingem mínimas inferiores a 30%.

some text


A queda acentuada é fruto da combinação da falta de chuvas e atuação de uma massa de ar seco que está estacionada sobre os estados do Sudeste e Centro-Oeste. As várias semanas sem chuvas significativas têm deixado o solo seco e contribuindo para a baixa umidade do ar, principalmente no decorrer das tardes.

Dos sete dias consecutivos em que a cidade viu o índice ficar inferior a 30% – quando as autoridades classificam como estado de alerta -, a taxa mais baixa foi verificada na quinta-feira, dia 19, com 15,2% – o que provocou o chamado estado de atenção. Nos demais dias, os índices mínimos variaram entre 19,7% e 27,1%.

O município também sofre com uma forte onda de calor, com os termômetros chegando perto dos 33ºC. E as previsões meteorológicas não apontam para mudanças nas condições climáticas pelos próximos dias.

Segundo as projeções do Instituto ClimaTempo, pelo menos até quinta-feira, dia 26 os dias continuarão quentes e secos no município.

Não há perspectivas de chuva. Dessa forma, a umidade relativa do ar continuará com mínimas abaixo dos 30%, índice que pode despencar até 13%. Já as temperaturas devem ter as máximas registradas entre quarta (25) e quinta (26), quando há a possibilidade de alcançarem 36ºC.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.