Cerca de 1,6 milhão de motoristas deixaram de renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) no Estado de São Paulo durante a pandemia da Covid-19. O resultado foi impulsionado pelo fechamento temporário dos postos do Poupatempo durante o período mais crítico e pela revogação dos prazos pelo governo federal.

some text


Para evitar correria quando os novos prazos forem retomados, o Poupatempo recomenda aos condutores que se antecipem e concluam a renovação pelas plataformas digitais – o portal (www.poupatempo.sp.gov.br) e o aplicativo Poupatempo Digital. O serviço também pode ser realizado pelos canais digitais do Detran.SP (Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo).

Antes da pandemia da Covid-19, com os postos do Poupatempo e Detran.SP abertos, uma média de 287 mil renovações de CNHs eram realizadas mensalmente em todo Estado. De março a agosto de 2020, quando as unidades suspenderam o atendimento ao público, a média caiu para 62 mil ao mês. Após a retomada das atividades e a reabertura gradual dos postos, a média mensal de renovações permanece em aproximadamente 270 mil. 

Nos sete primeiros meses de 2021, cerca de 1,8 milhão de cidadãos deram entrada ao processo de renovação da habilitação. Desse total, mais de 1,2 milhão de atendimentos foram realizados de forma online. Em julho, o serviço bateu recorde, com 365 mil solicitações em todos os canais – digital e presencial. 

Para renovar a CNH, basta acessar o portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em ‘Serviços’, ‘CNH’ e ‘Renovação de CNH’. Após confirmar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema. Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.