A Escola Estadual ‘Benedito Flores de Azevedo’ programou para este mês ações focadas no Setembro Amarelo e Setembro Verde, movimentos que tratam da prevenção ao suicídio e inclusão de pessoas com deficiência, respectivamente. As atividades acontecem na própria unidade de ensino e contemplam rodas de conversas, palestras, concurso de desenho e dinâmicas com alunos dos ensinos fundamental e médio.
O ‘BFA Conectado’, como se chama o projeto, tem como objetivo fomentar o debate entre os adolescentes sobre os temas tratados em setembro. O envolvimento acontece por meio de atividades com a participação de profissionais e instituições itapirenses. “Estamos passando por um momento em que as crianças estão voltando à escola e entendemos que esse é o momento de resgatar a autoestima dos alunos, não apenas aprendizagem, mas o psicológico também. Então é importante trabalhar esses temas da atualidade”, explicou a diretora da ‘Benedito Flores’, Patrícia Adorno.
A programação foi iniciada sexta-feira, dia 27 de agosto, com uma roda de conversa dirigida pelo enfermeiro Paulo Preto. Durante a semana também foram exibidos filmes e desenvolvidos trabalhos manuais com os alunos menores. As atividades serão retomadas na próxima sexta-feira, dia 10, com um debate junto de profissionais da ADI (Associação Down de Itapira).
A professora Tânia Sílvia, uma das organizadoras do projeto, explicou que como essa geração está cada vez mais conectada, é criada a oportunidade para enfatizar a importância das campanhas do mês de setembro. “A inclusão é um tema extremamente atual e urgente, que diz respeito a toda sociedade. A campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. A melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema”, completou.
Deixe seu comentário