A Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde confirmou o sétimo caso de dengue este ano. O registro foi classificado como autóctone – quando a contaminação ocorre na própria cidade – e acometeu paciente residente no Jardim Raquel, que apresentou os primeiros sintomas em 23 de agosto.

some text


As equipes da Vigilância fizeram o bloqueio contra criadouros do mosquito transmissor Aedes aegypti na residência e no local de trabalho do paciente. Também foi recolhida uma amostra de larvas que seguiu para análise. Agora são sete casos positivos de dengue este ano em Itapira: quatro autóctones e três importados. Há mais três suspeitos que aguardam pelos resultados dos exames.

Também em 2021 foi verificada uma notificação suspeita para chikungunya, mas o resultado deu negativo. A prevenção da dengue ocorre por meio da eliminação de criadouros que acumulam água. Apesar do período de estiagem, a Vigilância salienta que é importante manter os quintais limpos, além de cuidar frequentemente de calhas, caixas d’água, vasos de plantas, ralos, bandejas de geladeiras e potes de água dos animais.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.