A tradicional Festa de São Cosme e Damião, realizada anualmente pelo Bar do Bi, alcança mais uma edição neste domingo (26), a partir das 14h00. O evento é promovido há 34 anos pelo devoto dos santos, Dorival Luís Bonelli, popularmente conhecido como Bi, e assim como em 2020, terá adaptações em razão das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

some text


A programação será cumprida nas imediações do estabelecimento comercial localizado à rua Espanha, 325, na região da Vila Ilze. Para não provocar aglomerações e evitar o risco de proliferação do coronavírus, a mobilização contemplará somente a distribuição de saquinhos de doces e refrigerantes.

“Assim como no ano passado, para não ocorrer aglomeração de pessoas, vamos apenas distribuir os saquinhos de doces e refrigerantes. Fazemos isso há tantos anos, especialmente para as crianças”, lembrou Bi. Segundo o comerciante, serão entregues cerca de 300 kits, compostos por guloseimas sortidas, bem como um refrigerante. “A cidade inteira pode vir participar”, completou.

O pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, João Gonçalves da Silva, também é aguardado para conceder a bênção de Cosme e Damião. “Padre João sempre participa da nossa celebração e este ano não será diferente”, adiantou Bi. O comerciante salientou que, no ano que vem, a expectativa é que a festa volte a ser realizada nos antigos moldes, quando a rua em frente ao bar é interditada para abrigar diversos brinquedos e atrações para as crianças.

“Queremos que em 2022 seja possível trazer os brinquedos aqui na rua para as crianças”, comentou Bi. Festa com enorme apelo junto à comunidade, em 2019 foram envolvidas mais de 1 mil pessoas. A devoção aos santos envolve toda família, para pagar uma promessa feita por Bi e sua esposa, Isabel Cristina Panizzola Bonelli. O casal recorreu a Cosme e Damião para solicitar a possibilidade de tratamento à filha mais velha, Josiane, que quando criança teve um problema no ouvido.

Após a promessa, a menina foi encaminhada para um especialista na cidade de Campinas-SP, onde realizou todo acompanhamento e se livrou da doença. Inicialmente a festa seria durante sete anos, porém, o evento continuou e ganhou maior proporção.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.