As inaugurações de duas novas unidades escolares, na manhã de sexta (22), dominaram o clima para a já planejada retomada de 100% das atividades presenciais na rede municipal. As entregas da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) ‘Dona Izaura da Silva Vieira’, no Jardim Magali, e do CEI (Centro de Educação Infantil) ‘Maria Doroty Cassimiro de Lima’, no Flávio Zacchi, incorporaram o calendário de eventos dos 201 anos de Itapira. Ambas entram em funcionamento apenas em 2022.
O prefeito Toninho Bellini, o vice Mário da Fonseca e demais colaboradores marcaram presença nas solenidades. A secretária municipal de Educação, Regina de Santana Lago Gracini, reiterou em discurso o esforço que mobiliza toda rede municipal, com foco no recebimento pleno dos estudantes nas unidades itapirenses. “Ver as escolas vazias doeu muito. Mas atualmente já estamos com 88% da educação básica atuando de forma presencial nas escolas. E o mais importante, sem ter detectado nenhum surto de Covid-19 em nenhuma escola da rede municipal. Nas creches já temos 50% de crianças de forma presencial”, informou, durante as duas inaugurações.
Ao todo cerca de 6 mil alunos estão matriculados nas escolas municipais, divididos nos ensinos infantil, fundamental, creche e EJA (Educação para Jovens e Adultos). O prefeito também rememorou as dificuldades enfrentadas na pandemia e lembrou que a batalha continua, mas aguarda bons momentos para o próximo ano. “Vamos entrar em 2022 com muitos programas para a educação. A pandemia ainda está acontecendo, mas estamos conseguindo controlá-la. No ano que vem vamos poder voltar ainda mais com as atividades dentro das escolas”, frisou.
A primeira inauguração foi da Emeb. O empreendimento foi iniciado em 2019 e teve custo aproximado de R$ 5,9 milhões, montante oriundo de empréstimo do programa Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) da Caixa Econômica Federal. O prédio fica à rua Rosana Avelino de Oliveira Preto, 85, no Jardim Magali, com acesso pelo Centro Esportivo e de Lazer ‘Hideraldo Luiz Bellini’.
O cerimonial contou com a apresentação do Coral Encantados, formado por funcionários da própria ‘Izaura’. Eles foram os responsáveis pelas execuções dos hinos nacional e de Itapira. Também discursaram a gestora da unidade, Loide Lopes Bueno; e a presidente da Câmara Municipal, Beth Manoel. Michele Cremasco Vieira e Francisco Vieira, bisnetos da patronesse da escola, também participaram da inauguração. “Queremos parabenizar a todos por essa escola e por esse momento tão especial. Acreditamos que o futuro do país começa pela educação e aqui estão vocês construindo o nosso futuro”, salientou Michele em discurso.
A unidade conta com 11 salas de aula, duas salas de arte, laboratório de informática, sala de leitura, sala de período integral, quadra poliesportiva, pátio, sanitários masculinos e femininos com acessibilidade, cozinha, despensa, refeitório, sala de atendimento, secretaria, sala de material de Educação Física, depósitos para material, sala de professores, depósito para arquivo, quatro sanitários individuais para equipe administrativa, copa, três salas para o suporte pedagógico, lavanderia e despensa para material de limpeza.
A Prefeitura informou que a unidade tem capacidade para atender 450 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental a partir de 2022. A equipe contará com 21 professores polivalentes, dois professores de educação física, dois professores de arte e cinco professoras adjuntas, além de uma gestora e duas coordenadoras.
CRECHE
A inauguração do CEI ‘Maria Doroty Cassimiro de Lima’ ocorreu na sequência. Na oportunidade discursaram Regina Gracini; a dirigente regional de ensino de Mogi Mirim, Regina Navas Santos; a presidente da Câmara Municipal; um dos filhos da homenageada, o delegado de polícia Anderson Cassimiro de Lima; e Toninhi Bellini. O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, era aguardado nas solenidades, mas não compareceu por problemas na agenda.
“Precisamos investir na Educação para deixar um legado para nossas crianças. Esse é um dos compromissos de nossa gestão, assim como foi das outras duas vezes. A Dona Doroty, patronesse dessa escola, nos deu um exemplo do que é deixar um legado para a população e merecidamente hoje recebe essa homenagem”, discursou o Bellini. Outros dois filhos da saudosa professora que dá nome à unidade escolar também estiveram presentes: o ex-vereador Maurício Cassimiro de Lima e Rafael Cassimiro de Lima.
Deixe seu comentário