A partir desta quarta-feira, dia 3, as escolas da rede municipal retomam as aulas 100% no sistema presencial. Um decreto assinado pelo prefeito Toninho Bellini, baixado quarta-feira, 27, estabeleceu as regras que as unidades, tanto da educação infantil quanto do ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos), precisam seguir para receber os alunos.

some text


Conforme salientou a secretária municipal de Educação, Regina de Santana Lago Gracini, todos ajustes necessários foram feitos para recepção dos estudantes a partir de quarta-feira. Os professores estão orientados a cumprir os protocolos dentro de sala de aula e evitar atividades que gerem aglomerações.

“Na verdade, já estamos trabalhando com uma série de protocolos desde julho. Os professores e toda equipe de apoio estão conscientes das medidas que precisam ser adotadas. Será mais uma etapa dentro deste processo pelo qual estamos passando. Mas seguimos com todo monitoramento e temos a aprovação do Comitê Covid local para que possamos promover um retorno com a máxima segurança”, frisou.

Para as turmas de pré-escola, ensino fundamental e EJA, a retomada será com 100% dos alunos em sala de aula. Nas creches – os CEIs (Centros de Educação Infantil) -, em razão do período de adaptação pelo qual algumas crianças precisam passar, com o acompanhamento dos pais, as turmas ainda não terão 100% dos estudantes presentes.

Regina adiantou que em algumas turmas de pré-escola, as aulas já vinham com uma taxa de presença muito próxima de 100%, mesmo respeitando o distanciamento de 1 metro. “Em algumas turmas menores já tínhamos uma ocupação de 90% e este processo se mostrou muito seguro. Também não tivemos, desde julho, nenhum registro de surto nas nossas unidades. Precisamos apenas suspender de forma preventiva as atividades em uma ou outra sala”, afirmou a secretária.

O decreto municipal fixa que ficam desobrigados de participar das aulas no formato presencial gestantes ou puérperas, maiores de 12 anos pertencentes aos grupos de risco e que não tenham completado o ciclo vacinal e menores de 12 anos que integrem os grupos de risco. Nestes casos, os responsáveis terão que encaminhar uma declaração médica à escola. O documento estabelece ainda que nestas situações, o estudante participará exclusivamente das atividades remotas.

‘A partir do dia 3 de novembro de 2021, os alunos da rede municipal participarão das aulas de forma presencial ou remota, sendo vedada a concomitância’, pontua o decreto municipal. A secretária também destacou o papel das famílias neste momento de retomada integral das aulas presenciais. “Contamos com as famílias também no que diz respeito ao cumprimento dos protocolos, para que este processo seja o mais tranquilo possível”, complementou Regina.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.