A estudante do 3º ano do ensino fundamental da Escola Sesi, Brenda Regina Gerolin, 17, bateu recorde na arrecadação de lacres de latinhas de alumínio, em uma mobilização proposta pela unidade de ensino. Na sexta-feira, 5, ela completou um ciclo iniciado em 2018 e contabilizou quatro galões de 20 litros cada, repletos dos anéis metálicos.
Os lacres são trocados posteriormente por cadeiras de rodas na Campanha Ecolacre, criada pela concessionária Renovias com apoio da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo). A espécie de desafio particular de Brenda começou quando ainda estava no 9º ano, em 2018. “Fiz esse desafio para mim mesma. Foi uma experiência muito legal e também uma maneira de fechar de forma única o meu ciclo na escola”, contou a adolescente.
O Sesi participa da campanha da Renovias desde 2014. Todos os alunos são convidados a coletar lacres de alumínio, para serem trocados por cadeiras de rodas. Geralmente o armazenamento ocorre em garrafas do tipo pet de dois litros. A direção da escola informou que quando alcança 140 garrafas – o equivalente a 280 litros -, mantém contato com a organização da ação para efetuar a troca pelo equipamento.
A paciência e trabalho de Brenda resultaram em boa parte desse montante limite, já que sozinha captou o equivalente a 80 litros. Os lacres continuam acondicionados na escola até o momento da troca – não há uma data específica. Brenda confidenciou que, ao longo desses anos, criou algumas estratégias para atingir o objetivo. “Quando saía sempre guardava o lacre das latinhas que consumíamos. Além disso, pedia para familiares fazerem a mesma coisa. Também tenho uma madrinha que trabalha em uma lanchonete e guardava os lacres para mim”, contou.
A direção do Sesi informou que desde 2014, com o engajamento da comunidade escolar, já foram conquistadas quatro cadeiras de rodas, doadas ao Lar São Vicente de Paulo e Casa de Repouso ‘Allan Kardec’. ‘Desde o ano de 2014, a escola Sesi de Itapira aderiu a essa parceria e tem conseguido, em todos esses anos, atingir a meta de coletas e fazer a doação de uma cadeira de rodas para instituições do nosso município’, descreve nota enviada à redação na tarde de sexta-feira, 12.
O Sesi reforçou que ‘ainda no ano de 2014, a escola, que participa anualmente de um torneio de robótica promovido pela FLL (First Lego League), aproveitando a temática do evento, promoveu o engajamento de seus estudantes, enaltecendo as arrecadações para a campanha. Durante a temporada de 2014/2015, denominada Tresh Trek, cada equipe foi desafiada a criar uma solução que melhorasse o ‘caminho do lixo’. Na oportunidade, a equipe Sesi Itapiratas criou um dispositivo batizado de ‘Cofre de Lacres’, que oportunizava a coleta desses objetos de maneira prática, acessível e sustentável. Todo o material recolhido foi destinado à Campanha Ecolacre da Renovias. O instrumento criado pelos estudantes foi substancial para alavancar as coletas de nossa escola, desde então’.
SATISFAÇÃO
Brenda contou que ficou satisfeita com o resultado da espécie de desafio proposto para ela mesma, além de se sentir bem em ajudar a campanha. “Espero que com minha ajuda, eles (a escola) consigam adquirir as cadeiras de rodas para ajudar as entidades”, salientou. A estudante segue agora para outra fase da vida. Contou que prestou vestibular, ainda aguarda alguns resultados, mas já passou na Unipinhal e pretende cursar veterinária.
A escola enalteceu a iniciativa da aluna, assim como de todos estudantes que participam do trabalho de coleta de lacres. ‘Vale ressaltar que a nossa comunidade tem um papel fundamental em todo o processo, e é a base para que essas conquistas ocorram ao longo de todos esses anos. O projeto em nossa escola tem impacto positivo, onde através da ação desenvolvemos aulas e sequências didáticas de intervenção social com foco na sustentabilidade, empreendedorismo e solidariedade, colaborando com aprendizagem dos estudantes conceituais e atitudinais’, destacou o Sesi.
Deixe seu comentário