A secretária municipal de Educação, Regina de Santana Lago Gracini, confirmou que o município passará a contar com um polo da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) no próximo ano. O aval para a instalação da unidade ocorre quatro anos depois do início das tratativas com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. A previsão é que a primeira turma seja aberta no segundo semestre de 2022. Os programas ofertados são gratuitos.
A assinatura do termo de acordo e cooperação aconteceu na semana passada e envolveu o prefeito Toninho Bellini e a secretária de Educação. “É mais uma importante conquista que evidencia nosso compromisso com a Educação, agora no ensino superior. Temos a certeza que essa universidade impactará positivamente a vida de muitos itapirenses que aguardavam uma oportunidade como essa para iniciar uma graduação”, afirmou o chefe do Executivo.
Segundo Regina, o diálogo retomado meses atrás pelo prefeito foi concluído no início de dezembro, inclusive com as definições do local para instalação do polo e cursos que serão disponibilizados em Itapira. “Felizmente o Toninho (Bellini) começou este contato e depois passou para que eu seguisse dialogando com o reitor da Univesp, o Rodolfo (Jardim Azevedo), e o polo foi aprovado. Provavelmente para o segundo semestre de 2022, para que possamos cumprir todo o processo de implantação”, explicou.
O município será responsável por ofertar os recursos humanos, equipamentos de informática e toda infraestrutura necessária. A unidade da universidade funcionará no atual imóvel da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) ‘Izaura da Silva Vieira’, à rua Coronel Francisco Vieira, na região do bairro Cubatão – no próximo ano, a instituição de ensino municipal inicia as atividades no prédio recém-inaugurado em área do Centro Esportivo e de Lazer ‘Hideraldo Luiz Bellini’. “Os alunos (da ‘Izaura’) vão para a nova escola e a atual vai se transformar no polo da Univesp”, anunciou Regina.
O polo itapirense da universidade virtual gratuita inicialmente ofertará cursos no eixo de licenciatura (Matemática, Pedagogia, Letras – Habilitação em Língua Portuguesa) e eixo de computação, com bacharelados em Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação. O município já indicou o profissional que exercerá o cargo de mediador e orientador. “Essa pessoa atende a todas as especificações e exigências da universidade e a partir de janeiro passará por uma capacitação na Univesp. Provavelmente o edital de matrícula sairá em março”, detalhou.
A Univesp oferece cursos superiores gratuitos pelo sistema EAD (Educação a Distância). As aulas acontecem por meio de uma plataforma virtual, com acesso tanto às vídeo-aulas como à biblioteca digital e conteúdo de suporte pedagógico. Além de abrigar as avaliações, o polo tem a função de garantir o suporte presencial, por meio de computadores, impressoras e internet. O processo seletivo para as turmas do segundo semestre terá inscrições abertas no mês de abril.
Deixe seu comentário