O município abrigou a última etapa do ano da Campanha de Doação de Sangue, na manhã de quinta-feira, 16. A ação realizada pelo Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu novamente na sede do Lions Clube, no Jardim Bela Vista. Na ocasião foram mobilizados 95 voluntários e coletadas 73 bolsas. Com o resultado, 2021 superou os números de 2020 e alcançou total de 593 bolsas.

some text


Em média foram quase 85 bolsas contabilizadas em cada uma das sete etapas – as seis regulares bimestrais do calendário da campanha e uma extra que envolveu trabalhadores da NB Máquinas, em abril. Pela segunda temporada consecutiva o município ampliou o volume de doações. Em 2019 foram 543 bolsas e no período de dois anos, o crescimento chegou a perto de 10%

Nas contas do bioquímico responsável pelo Banco de Sangue do Hospital Municipal, Francisco de Assis Marella, o Fran, Itapira fecha a temporada com saldo positivo. Com cada bolsa de sangue beneficiando entre três e quatro pacientes, as doações itapirenses atenderam a pouco mais de 2 mil pessoas. “Fechamos 2021 com um balanço muito positivo. Pelos nossos cálculos, levando em conta o volume médio de bolsas de sangue que utilizamos na cidade mensalmente, conseguimos coletar um volume maior do que utilizamos. Fechamos o ano com saldo neste aspecto e felizes porque pudemos auxiliar as cidades que infelizmente não conseguem mobilizar tantas pessoas”, afirmou.

Em 2021 o município vai manter as etapas bimestrais. Ações extras, como já tinham ocorrido também no ano passado e se repetiram nesta temporada, não estão descartadas, mas dependem de vagas no calendário da equipe do Hemocentro. Em relação à campanha de quinta-feira, as 73 bolsas coletadas, com a presença de 95 voluntários, foram consideradas boas para o período. Entre os que participaram, 21 doaram pela primeira vez, o que também ajudou na avaliação positiva.

Segundo Marella, dezembro é um mês em que a presença dos voluntários não é alta e o fato de ter se mantido na média local já é razão de comemoração. “Nos mantivemos dentro da nossa média boa. Isso em dezembro tem de ser visto de forma positiva. Além disso, tivemos 21 pessoas que doaram sangue pela primeira vez, o que é muito positivo”, salientou. Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e estar alimentado.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.