A novena em louvor à Santa Josefina Bakhita caminha para o seu ponto alto. Na terça-feira, 08, uma celebração às 19h30 marcará a criação da paróquia no bairro do Istor Luppi que leva o nome da santa. O evento, que é aberto para a população e fiéis em geral, contará com a presença de padres da cidade e da região, além do bispo diocesano de Amparo, Dom Luiz Gonzaga Fechio. A Matriz está localizada na rua Ivo Stringuetti, 177.
A programação da novena começou no dia 29 de fevereiro, e conta com cronograma religioso e festivo. Segundo o padre Everton Nucchi, 30, que ocupará a posição de pároco, a participação dos fiéis tem sido positiva. “A grande maioria de presentes são devotos dos bairros que fazem parte da paróquia. Isso é muito positivo, pois mostra o crescimento do trabalho de evangelização e também a predisposição dos fiéis em se envolverem nos trabalhos da igreja, assumindo pastorais e participando das atividades”, analisou.
A celebração de terça-feira contará com a leitura dos decretos que instalam oficialmente a comunidade como paróquia, dando total independência da paróquia de Nossa Senhora Aparecida dos Prados. Outro decreto também será lido empossando do padre Everton Nucchi como pároco. Ele já está à frente das atividades na Santa Josefina Bakhita desde 2016. No ano passado, em 30 agosto, a comunidade foi elevada à Quase Paróquia, termo utilizado pela Igreja Católica, quando uma igreja ainda possui algumas atividades administrativas ou pastorais a realizar antes de se tornar independente.
Após ser instalada, à sétima paróquia de Itapira será também a maior em termos de população, abrangendo uma área de aproximadamente 20 mil pessoas, segundo informou Nucchi. A Paróquia contará com as seguintes comunidades: Nossa Senhora Aparecida, no bairro da Ponte Nova; Bom Senhor Jesus, nos Limas; Beato Padre Donizete nos Forões; São José e Sagrado Coração de Jesus, ambas em Barão de Ataliba Nogueira; Sant’Ana e São Benedito em Eleutério; e Rosa Mística e São Geraldo nas chácaras Terrazam.
A história da paróquia foi iniciada em 2005 quando o então bispo diocesano Dom Francisco José Zugliane orientou a criação de uma comunidade no bairro do Istor Luppi, agregada à paróquia de Nossa Senhora Aparecida dos Prados, comandada na época pelo padre Carlos Roberto Panassolo. A família de Maria Luppi doou um terreno na rua Ivo Stringuetti, 177, e um casal de fiéis, Paulo e Filomena, emprestaram a residência para realização do primeiro encontro. Vários padres passaram pela paróquia de Nossa Senhora Aparecida dos Prados e acabaram também à frente da comunidade de Santa Josefina Bakhita: Padre Alexandre Pereira, Padre Francis Tadeu Mistrella, Padre Marcos Paulo, e Padre Hildefonso Ribeiro Luz. Em 2016, então seminarista, Everton Nucchi foi enviado para ficar à frente dos trabalhos.
NOVENA
As festividades da novena continuam até terça-feira e tudo está sendo abrigado na Matriz, que além do templo, tem uma tenda armada de aproximadamente 40 metros quadrados para abrigar a programação. Hoje haverá missa às 19h00. Amanhã, dia 07, segunda-feira, o encontro religioso está marcado para às 19h30 seguida de procissão pelas ruas do bairro. Na terça-feira a cerimônia de instalação da paróquia está marcada para 19h30.
Além da parte religiosa toda a programação conta ainda com a parte festiva, que é composta pela realização diária de quermesse. Os comes e bebes são comercializados na área externa da matriz. “Queremos convidar o pessoal para participar dessa atividade também. Montamos toda uma estrutura e teremos a tradicional roleta”, comentou o padre Everton Nucchi.
Deixe seu comentário