O esporte possui um grande potencial de abrir portas e transformar o futuro dos atletas que superam os desafios dia após dia. Empenho, dedicação e apoio são fundamentais para que os sonhos almejados sejam alcançados. É procurando chegar a um nível profissional que a atleta do atletismo itapirense, Luana Gabriela Zangelmi, 15 anos, se dedicou ao máximo e conquistou o primeiro passo para buscar a profissionalização no esporte, após ser medalhista de bronze na prova de salto com vara no Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub 16, disputado em outubro de 2021, na cidade de Cascavel (Paraná), que permitiu a inclusão da atleta no programa do Governo Federal Bolsa Atleta. A reportagem do Tribuna de Itapira esteve presente em um dos treinos do atletismo e conversou com a esportista e seu treinador sobre o feito alcançado e a temporada de 2022.

some text


Luana vem treinando no atletismo desde os 12 anos e o salto com vara sempre foi a modalidade em que a atleta foi especialista. O bronze no brasileiro veio com a marca de 2,71m e só foi alcançado após muita dedicação. “Vejo como uma das conquistas que consegui com todo o suor dos treinos. Vou continuar treinando firme para conseguir chegar ao sul-americano. Quero evoluir até o máximo que conseguir”, contou Luana sobre as expectativas para 2022.

A atleta pensa em se profissionalizar e, quem sabe, treinar em uma equipe com mais recursos e com atletas de mais experiência. “Cheguei a ter indicações, mas os lugares são muito longe. Talvez no futuro. Vou continuar em Itapira para melhorar. Quero aperfeiçoar e melhorar as minhas técnicas”, disse. Segundo ela, a mãe vem sendo uma grande incentivadora do esporte. “Ela não me deixa desistir e me incentiva a continuar. Quero alcançar o primeiro lugar esse ano”, frisou Luana, que já tem a data confirmada para o campeonato brasileiro deste ano: 19 a 21 de agosto.

Quem está junto com Luana todos os dias nos treinos é o técnico Rodrigo da Costa Vicente, 44. Trabalhando com o atletismo itapirense desde 2000, Rodrigo comemorou o feito alcançado pela atleta e reforçou a tradição que o atletismo tem no município. “Sempre tivemos bons resultados. Desde 2007, foram 14 atletas que treinam aqui e conseguiram conquistar uma bolsa”, disse o técnico. Os treinamentos são realizados diariamente na Pista de Atletismo “José de Oliveira Barreto Sobrinho” e além de Rodrigo, Nivaldo Marques também comanda os treinos da equipe da Secretaria de Esportes e Lazer.

Segundo Rodrigo, Luana vai seguir com os treinos junto com a equipe e as expectativas são grandes. “Ano passado ela passou muito perto de conseguir um índice para disputas internacionais”, frisou. Este ano, Luana já disputa o sub-18, por fazer aniversário em abril. De acordo com o técnico, os desafios serão maiores. “Ela conquistou a bolsa no sub-16 por ter ganho o terceiro lugar no brasileiro. Agora, para continuar, ela precisa se classificar entre as três melhores do ranking nacional”, comentou.

O programa Bolsa Atleta é mantido pelo governo federal desde 2005 e é um dos maiores programas de patrocínio individual de atletas no mundo. O público beneficiário são atletas de alto rendimento que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais de sua modalidade. O programa garante condições mínimas para que se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento e competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paraolímpicas. “Vou receber R$370,00 por mês por ser atleta de base”, explicou Luana.

GYMNASÍADE

Outra atleta do atletismo itapirense que está com competições importantes no calendário para este ano é Maria Beatriz da Silveira, 17. Ela irá disputar a seletiva da Gymnasíade, defendendo a seleção paulista na prova do lançamento do martelo. A competição acontece no período entre 07 de março e 01 de abril em Aracaju (SE). Os classificados defenderão o Brasil na Gymnasíade mundial, que este ano será realizado na França.

“Estou ansiosa para a disputa. Levando em conta as marcas que obtive em 2021, tenho chances de passar pela seletiva. Estou treinando bastante e acredito que virão bons resultados”, comentou Beatriz.

Fotos: Tribuna de Itapira

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.