O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Itapira elaborou, juntamente com a Secretaria de Negócios Jurídicos e setor de comunicação da prefeitura, a primeira cartilha municipal voltada para orientação, conscientização e prevenção de golpes aplicados em meios digitais e que ocorrem constantemente em Itapira e região.
Os golpistas vem utilizando com frequência os serviços digitais e conseguem, muitas vezes, persuadir o consumidor, que acaba disponibilizando dados pessoas ou realizando pagamentos, recebendo prejuízos que, em muitos casos, chegam a um grande volume financeiro. A cartilha “De olho no golpe” aborda situações que diariamente estão vitimando a população como os golpes do WhatsApp, falso boleto, PIX e cartões bancários.
Segundo a coordenadora do Procon de Itapira, Gabriela Bernardes da Silva Stefanini, a medida busca coibir e alertar a população sobre as ações dos golpistas e disponibilizar informações que evitem que as pessoas caiam nos golpes. “Percebemos que os golpes começaram a ficar padronizados em Itapira. Foi produzido um material de fácil entendimento para o consumidor, com vocabulário acessível e informações claras e diretas”, comentou Gabriela.
Um dos principais pontos abordados e que colocam os consumidores na mão dos criminosos é a disponibilização por parte da vítima de dados pessoais como CPF, código de segurança do WhatsApp e senhas bancárias. O pagamento de boletos falsos também é uma situação que ocorre com frequência, onde a vítima recebe um e-mail de uma empresa em que é cliente mas, com o código de barras alterado e, após efetuar o pagamento, o montante acaba tendo como destino um CPF, normalmente falso e que impossibilita o rastreamento, e não para a empresa que presta o serviço.
Na cartilha, os golpes são enumerados e vem com uma breve descrição de como ele acontece, alertando os consumidores para algumas características de atuação dos golpistas, permitindo que o mesmo seja previamente percebido. As orientações seguintes mostram para o consumidor quais os pontos que devem ser observados na mensagem ou documento recebido, para que a tentativa de golpe seja descoberta. Posteriormente, são colocadas algumas medidas a serem seguidas e que evitam ou ajudam a prevenir a ação dos criminosos.
Entre os principais pontos citados de prevenção aos golpes estão: aumento da segurança dos aplicativos como “confirmação em duas etapas”; nunca compartilhar o código de seis dígitos do WhatsApp com terceiros; deixar a foto do perfil da rede social visível apenas para os contatos pessoais; fazer o download dos boletos diretamente do site do banco ou da empresa; evitar fazer compras, pagamentos ou gerar boletos em computadores públicos ou em redes wi-fi abertas; nunca passar senhas ou códigos; duvidar de mensagens de pessoas conhecidas solicitando dinheiro; não passar informações por telefone; descartar cartões antigos com os mesmos riscados na parte magnética e com todas as informações pessoais cortadas.
“O Procon está com um sistema mais atualizado e estamos voltando a fazer audiências presenciais. Se o consumidor está com um problema ele deve nos procurar. A maioria dos casos é resolvida, apesar de nem sempre ter a conclusão que o consumidor deseja”, finalizou a coordenadora do Procon à reportagem do Tribuna de Itapira. Você pode acessar a cartilha clicando aqui.
BALANÇO
Em 2021 o Procon de Itapira realizou 938 atendimentos, uma quantidade relativamente baixa em comparação com os anos anteriores. Segundo a coordenadora do Procon de Itapira, isso se deve a questão da Covid-19 e a perda de poder aquisitivo dos consumidores, que reduziram o consumo.
O campeão de reclamações do ano passado é do setor financeiro: crédito consignado, com 130 ocorrências. O recadastramento de nota fiscal paulista ficou em segundo com 88 reclamações.
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