A Divisão de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde adotou desde a última quinta-feira, dia 10, um novo sistema para vacinação antirrábica de cães e gatos. Agora, os proprietários dos animais deverão realizar um agendamento prévio para que os mesmos recebam o imunizante, através do telefone 99723.1295 (somente ligações).

some text


A mudança ocorreu devido ao fato de que o município passará a receber frascos multidoses de vacinas, com 25 doses cada, e não mais os frascos com dez doses que vinham sendo distribuídos através do estado.  Segundo o coordenador das equipes da Divisão de Zoonoses, o médico veterinário Rodrigo Bertini, com essa nova configuração de frascos o agendamento se mostra importante para se evitar o desperdício de vacinas. “A compra da vacina pelo estado, que é importada, fica mais barata devido ao frasco com mais doses. Após a abertura do frasco, nós temos até três dias para aplicar as doses e com o agendamento iremos evitar desperdícios de vacinas”, explicou Bertini.

O coordenador ainda explicou que, inicialmente, as aplicações irão ocorrer apenas ás quintas-feiras na sede da Zoonoses, que fica em anexo ao CAIS, na Rua Farmacêutico Antônio Serra, n° 123, Penha do Rio do Peixe, porém, já está sendo estudado a inclusão de mais um dia de vacinação para se evitar possíveis perdas de doses. “A pessoa pode ligar todos os dias para realizar o agendamento e todos os dados são anotados. Quando atingirmos a cota de 25 agendamentos, entramos em contato e informamos o dia e o horário que a pessoa deve se dirigir ao posto de vacinação”, detalhou, explicando ainda que, se os agendamentos para um dia ultrapassarem os 25 animais, consequentemente, os mesmos são realizados para a quinta-feira subsequente.

Vale lembrar que a vacina não pode ser disponibilizada para que os tutores levem para aplicar em casa. No dia da convocação, os animais devem ser levados na Zoonoses e os mais agressivos precisam estar de focinheira. O setor pode realizar pedidos constantes de acordo com a demanda para o CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do estado. A Zoonoses já não realiza mais campanhas de vacinação desde 2019, atendendo apenas como posto fixo de vacinação. “O agendamento é bom pois conseguimos saber qual a demanda de vacinas que precisamos. Não vamos desperdiçar doses de vacinas e faremos a convocação quando atingirmos o mínimo necessário”, concluiu o veterinário.

Em 2021, a Zoonoses vacinou um total de 1.562 animais, sendo 1.290 cães e 272 gatos, além de outros 120 animais da UIPA. O mês do ano passado em que o posto fixo de vacinação, criado a partir de setembro de 2020, mais aplicou doses foi em março, com 259 cães atendidos e outros 62 gatos.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.