A Prefeitura de Itapira firmou, na última terça-feira, 5, um acordo de cooperação com o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). A parceria é feita para que o município comece a receber cursos para capacitar os professores em como atuar com pessoas com deficiências no âmbito esportivo.
O intuito da parceria é reforçar o quadro de professores capacitados para atuarem no programa de atividade física e esportes adaptados para pessoas com deficiência física e visual, idealizado pela Secretaria de Esportes e Lazer (SEL). Nesse projeto serão atendidos crianças, adolescentes, jovens e adultos para inseri-los no meio esportivo e explorar ainda mais as suas capacidades físicas preservadas.
A professora Priscila Samora Godoy Ribeiro, coordenadora do projeto, também já foi técnica da seleção brasileira de handebol em cadeira de rodas de 2012 a 2015, e participou da organização das Paraolimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, explicou a importância da prática esportiva na vida das pessoas com deficiência.
“Os benefícios do esporte são inúmeros, seus praticantes além de apresentar melhoras em aspectos fisiológicos, se beneficiam também com ganhos socioafetivos significantes ao decorrer da prática. Tendo como missão ofertar o esporte e lazer para todos os cidadãos Itapirenses, a Secretaria de Esportes e Lazer (SEL) criou o Programa de Atividade Física e Esportes Adaptados com o objetivo de ofertar atividades adaptadas para pessoas com deficiência física e visual”, afirmou Ribeiro.
Priscila também falou sobre os desafios a serem superados pela organização do projeto. “Nossa maior dificuldade é conseguir atrair as pessoas para fazerem parte do projeto, fazer elas enxergarem o esporte como qualidade de vida e saúde e virem até nós. Todas as pessoas que tiverem algum tipo de deficiência física ou visual podem procurar a secretaria para se cadastrar no programa.”, disse.
Ainda não foram definidas as modalidades que serão incorporadas pelo projeto. “Nesse primeiro momento não foram estipulados o número de modalidades que serão contempladas, pois o objetivo é atingir o maior número de pessoas possíveis, sendo assim, todos que procurarem o programa serão avaliados e direcionados para a modalidade a qual for elegível”, explicou a professora que atua com o trabalho esportivo para pessoas com deficiência desde 2009.
O acordo de cooperação foi assinado na Capital paulista, onde está baseado o CPB. Estiveram presentes no encontro, o prefeito Toninho Bellini, o secretário de Esportes e Lazer, Flávio Boretti, e a coordenadora técnica e professora do projeto, Priscila Samora de Godoy Ribeiro, que foram recebidos pelo presidente do CPB, Mizael Conrado, e pelo coordenador de Educação Paralímpica, David Farias Costa. “São apenas algumas cidades que possuem esse acordo de cooperação. E Itapira está apta para receber as capacitações ofertadas pelo CPB”, ressalta o prefeito Toninho Bellini.
Para fazer parte do projeto basta procurar pela SEL (Secretaria de Esportes e Lazer). A secretaria atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h na Rua Major David Pereira, 399.
Deixe seu comentário