Os espaços disponíveis pela Prefeitura de Itapira para os ambulantes no popular ‘feirão’ da Festa de Maio estão praticamente todos ocupados. Segundo a Divisão de Fiscalização e Postura, que ficou responsável por receber as inscrições, já são 66 cadastrados, sendo 55 para comercializarem alimentos e 11 de variedades, todos provenientes do comércio itapirense. Na manhã de quinta-feira, havia apenas dois espaços de quatro metros quadrados cada, mas já com lista de espera.

some text


Os ambulantes poderão atuar entre os dias 4 e 15 de maio, sendo obrigatória a desmontagem de toda estrutura até 10h00 do dia 16 de maio. As barracas estarão espalhadas pela Praça Mogi Mirim, rua Saldanha Marinho e rua Cônego Guerra Leal.

“Tivemos bastante procura dos comerciantes locais. Em dois dias os espaços foram todos preenchidos”, comentou a coordenadora da equipe de fiscalização, Tais Helenza Rosini de Salles. O cadastramento foi iniciado na segunda-feira, 07, sendo os comerciantes contemplados por ordem de inscrição, com prioridade para ambulantes locais.

Os comerciantes pagarão R$ 18,86 por m² ao dia. O pagamento deverá ser realizado em duas vezes: 1ª parcela de 40% do valor total até o dia 3 de maio e o restante (60%) até o dia 12 de maio. Caso a primeira parcela não seja paga na data estipulada a solicitação será cancelada. O ambulante deve ainda estar cadastrados junto ao município e a Vigilância Sanitária.

“Dentre as responsabilidades dos proprietários dos trailers, barracas e similares consta a apresentação de ARTs (Anotações de Responsabilidades Técnicas) e Alvará do Corpo de Bombeiros, a solicitação de energia elétrica junto à CPFL Paulista, a solicitação da ligação de água junto ao SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a manutenção e limpeza do espaço locado durante o evento e após a desmontagem”, descreve material disponibilizado pelo setor de comunicação da Prefeitura.

A prefeitura optou por priorizar comércio de Itapira, e abrira vaga para ambulantes de fora apenas se não ocorresse adesão local. “Sabemos que algumas pessoas estão alugando espaços para pessoas de outras cidades, mas esse aluguel é de garagem ou de espaço particular, então não podemos intervir”, explicou Tais.

O largo de São Benedito também contará com barracas, porém, o espaço será explorado pela Igreja de São Benedito. No local acontece quermesse com a praça de alimentação da comunidade católica, uma área destinada às barracas de entidades assistências, e um espaço para sete comerciantes locais. Haverá ainda o tradicional parque de diversões.

CULTURA

A venda e permissão de uso dos espaços da Rua Agostinho Cavenaghi, denominada “Rua do Turista”, será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Da mesma maneira as apresentações artísticas ficam a cargo da pasta, que colocará um palco na praça Mogi Mirim.

Na manhã de quinta-feira, último dia do expediente da semana passada, a pasta informou que ainda estava fechando todo o cronograma de atividades e divulgaria posteriormente as atrações. Ainda é possível artistas locais se cadastrarem para as apresentações que acontecem de 04 a 15 de maio.

Para se inscrever o interessado deve preencher o formulário disponível nos canais da secretaria. Basta utilizar os caminhos disponíveis: cadastro de Agentes Culturais: https://forms.gle/X4sU26DSxoiX48dZ7; cadastro de Espaços Culturais: https://forms.gle/rfwfkdLA9P1cb3SS9; e enviar a proposta para o e-mail: cu**********@it*****.br .

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.