A Ascorsi (Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira), que promove a coleta seletiva de lixo reciclável em Itapira por meio da inclusão de pessoas em vulnerabilidade social, gerando trabalho e renda, celebra em 2022, onze anos de atuação no município. A comemoração da data foi realizada na sede da entidade na terça-feira, 19, entre os colaboradores e autoridades municipais.
O prefeito Toninho Bellini esteve presente e durante a solenidade lembrou como foram as primeiras tratativas para a criação da associação ainda em seu primeiro mandato como prefeito da cidade. “É motivo de muita felicidade e orgulho participar hoje dessa comemoração. Nós nos recordamos do início desse trabalho tão importante para a cidade, para o Meio Ambiente e para todas as famílias que ao longo desses anos foram positivamente impactadas pela Associação. Meus parabéns e meu agradecimento a todos. Vocês são valorosos”, disse.
A Educadora Ambiental da Ascorsi, Brenda Brianti, avalia que o projeto evoluiu muito desde a sua fundação. “A Ascorsi executa o projeto coleta seletiva solidária aqui em Itapira e agora celebramos que a gente foi evoluindo ao longo desses onze anos de trabalho”, disse. Brianti também ponderou sobre o impacto que o trabalho da associação tem gerado no município. “Através da coleta solidária nós conseguimos impactar de forma ambiental, econômica e social”, ressaltou.
Segundo a educadora, a coleta seletiva desenvolvida pela Ascorsi já abrange todo o perímetro urbano, além de oito bairros rurais e dez condomínios de chácaras de recreio. “O município está crescendo então o nosso desejo é crescer junto, expandir a coleta seletiva para novos locais”, afirmou Brenda, que também reforça a importância de conscientizar os cidadãos itapirenses. “Todo material coletado é comercializado, retorna para indústria e o dinheiro é revertido para os associados, para isso é importante que a população compreenda a necessidade de captar todo o resíduo reciclado gerado no município e dar o destino adequado, dando ênfase no impacto social como a Ascorsi faz”, enfatizou.
Conforme relatório divulgado pela Ascorsi, só em 2021, foram coletadas 551 toneladas de material reciclável, desse total, 490 foram comercializadas, o que gerou uma arrecadação de R$ 554.784,35. Desde a fundação da associação, já foram coletados 7.194 toneladas de resíduos sólidos, gerando uma economia de 94.344 metros cúbicos no aterro sanitário municipal. Desses, 5.921 toneladas de resíduos foram comercializadas, arrecadando mais de R$ 3 milhões de reais, em onze anos de atuação em Itapira. E mais de 9 mil pessoas já foram atendidas pelo trabalho social, recebendo encaminhamentos médicos, odontológicos, habitacionais e educacionais.
“A gente só tem a agradecer por esses anos de parceria e apoio. Temos uma história, todo mundo faz parte desses onze anos de trabalho. Por meio do projeto desenvolvido pela Ascorsi, todo mundo ganha, o município, o meio ambiente e os catadores que fazem parte da ação”, finalizou a educadora ambiental.
Fotos: Paulo Bellini/Tribuna de Itapira
Deixe seu comentário