Em comemoração ao Dia Internacional da Doação de Leite Humano, na tarde da última sexta-feira, 20, o Banco de Leite Humano de Itapira promoveu uma homenagem para as mães e doadoras de leite materno que contribuem com o trabalho do banco.

some text


Após dois anos interrompidos pela pandemia de Covid-19, o evento voltou a acontecer. Esse ano foi realizado no Anfiteatro da Guarda Mirim e contou com uma programação aberta ao público, porém voltada para as mães que contribuem ou já precisaram dos serviços do Banco de Leite.

“Comemoramos o dia mundial da doação de leite humano, por causa da covid ficamos dois anos sem fazer, e agora pudemos voltar esse ano. A gente faz um ranking das três melhores doadoras, entregamos certificados, e lembrancinhas como forma de agradecimento e incentivo às doadoras. Foi um tempo bem gostoso”, relatou Juliana Belinello, enfermeira responsável pelo Banco de Leite Humano de Itapira.

A programação incluiu ainda palestras sobre a importância da doação de leite para os bebês prematuros, ministrada pela Drª. Lúcia Sartorelli, homenagens para todas as doadoras, além de entregas de certificados e brindes para as mamães doadoras do banco de leite.

Considerado referência em toda a região, o Banco de Leite Humano de Itapira atende aproximadamente 1 mil mulheres por ano, entre elas gestantes e puérperas. E coleta em média 500 litros de leite por ano, destes, aproximadamente, 300 litros são distribuídos por ano, para o Hospital Municipal de Itapira, a Santa Casa de Misericórdia de Itapira, o Hospital São Francisco em Mogi Guaçu e as Santa Casas de Mogi Guaçu e Mogi Mirim. A diferença entre quantia de leite coletada e a quantia distribuída, ocorre porque durante o processo de pasteurização, o leite que não passa no teste de qualidade é desprezado.

O Banco de Leite Humano de Itapira é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) que atende as puérperas de todo o município e é estendido a Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Estiva Gerbi. Uma das áreas de atuação do banco é fornecer suporte às puérperas do Hospital Municipal, da Santa Casa ou de outros hospitais que procuram ajuda para amamentar. A equipe é composta pela enfermeira coordenadora Juliana Simonetti Belinello, pelas técnicas de enfermagem Rosana Raphael e Cláudia Valéria Nuciarone de Moraes e pela médica pediatra Regina Angelina Ledenick Finelli. O funcionamento do local é de segunda a sexta das 8h00 às 17h00 e as interessadas no atendimento ou em se tornarem doadoras podem entrar em contato pelo telefone 3913.9393.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.