O Decreto n° 84, assinado pelo prefeito Toninho Bellini na tarde de ontem, 1° de junho, volta a recomendar o uso de máscaras em todo o município, em ambientes públicos e privados, principalmente fechados. O documento também reforça as outras medidas preventivas contra o Covid-19 como a higiene frequente das mãos e o distanciamento social.
A decisão leva em consideração o aumento dos casos de coronavírus registrado no município nos últimos dias e que, apesar de leves em sua grande maioria, preocupam a Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, vem sendo constatada uma baixa procura pela vacina, principalmente a 3ª dose para os públicos elegíveis. O imunizante reduz a incidência de casos moderados e graves da doença. O decreto já está em vigor e revoga todas as outras disposições em contrário.
ESTADO
O Comitê Científico que assessora o governo de São Paulo voltou a recomendar aos municípios paulistas o uso de máscaras em locais fechados. O objetivo é conter o aumento dos casos de Covid-19 no estado.
Em 17 de março, um decreto do então governador João Doria (PSDB) flexibilizou a utilização do equipamento de segurança em todos os ambientes, com exceção do transporte público e de locais destinados à prestação de serviços de saúde.
“É uma recomendação, não é uma obrigatoriedade. Os municípios podem decidir pela obrigatoriedade se quiserem. O que foi feito hoje é uma recomendação de uso em locais fechados, especialmente aqueles com muitas pessoas, incluindo salas de aula, escritórios, cinema, por exemplo”, disse o coordenador do Comitê, Paulo Menezes. “Isso é em função do aumento da transmissão do vírus, que já vem ocorrendo há algumas semanas e, nas últimas, têm levado ao aumento no número diário de internações no estado de São Paulo.”
Deixe seu comentário