O prefeito Toninho Bellini (PSD) enviou um projeto de lei à Câmara Municipal que tem objetivo de criar em Itapira um Tiro de Guerra. O texto já conta com parecer favorável das comissões, porém, na sessão de quinta-feira, 02, recebeu pedido de vistas (adiamento) do vereador Leandro Sartori (PSOL). A matéria deve ser novamente apreciada em plenário no encontro dessa próxima quinta-feira, dia 9.

some text


O projeto solicita autorização da Câmara para que o Poder Executivo Municipal requeira, de acordo com os regulamentos militares, a criação de um Tiro de Guerra no Município, e celebre convênio com o Comando do Exército, visando o funcionamento do programa. Para isso será necessário consignar no orçamento municipal verba para aquisição de material e manutenção.

“Tais medidas se fazem necessárias, diante do interesse da Municipalidade em criar um Tiro de Guerra no Município de Itapira e oportunizar que os jovens possam prestar o serviço militar na nossa cidade”, explica o prefeito em mensagem anexada ao texto. A matéria ainda autoriza a prefeitura realizar obras para construção da sede e do estande do Tiro de Guerra, assim como a construção, aquisição ou locação de imóvel residencial para os instrutores.  

Segundo o Exército os Tiros de Guerra recebem jovens que ao serem matriculados com base na Lei do Serviço Militar, recebem a denominação de atiradores, para serem parte da reserva. “Os Tiros de Guerra permitem, de forma criativa, inteligente e econômica, proporcionar a milhares de jovens brasileiros, principalmente os que residem em cidades do interior do país, a oportunidade de atenderem à Lei e de prestarem o Serviço Militar inicial. Mais que o caráter obrigatório, essa modalidade de Serviço Militar configura um direito do cidadão em dar sua contribuição, ainda que modesta, para a defesa da Pátria, conciliando sua vida cotidiana com sua rotina de trabalho, estudo e convívio familiar”, descreve texto do Exército Brasileiro.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.