A agente da Guarda Civil Municipal, Paula Marcia Antônio, 44, (PSD) assume uma cadeira na Câmara na sessão dessa quinta-feira, 09, em suplência ao vereador Fábio Galvão (PSD). Ao participar do encontro legislativo, a parlamentar realiza dois feitos inéditos: três mulheres estarão no plenário da casa como vereadora, e uma cadeira na Casa de Leis será representada por um GCM.

some text


“Minha vida toda foi como servidor público. Sempre serei a favor do que é bom para a população. Estando há tanto tempo no poder público creio que tenho discernimento para poder analisar o que é positivo para a população”, comentou Paula na manhã de ontem, quarta-feira.

Ela assume durante uma sessão, oportunidade em que o vereador Fábio Galvão não poderá estar presente. Ele poderia optar por faltar, porém, decidiu apresentar a licença e convocar a sua suplente. No plenário Paula se juntará à outras duas mulheres que fazem parte da atual composição da Câmara: a presidente Beth Manoel (União Brasil); e a primeira secretária Maisa Fernandes (PSD).

Paula contou com 768 votos nas eleições de 2020, ano em que debutou na política da cidade. “De 142 urnas na cidade tive voto em 139. Ou seja, tive votos na cidade toda. Creio que isso é um reconhecimento pelo trabalho que desenvolvemos, e pela confiança das pessoas”, analisou.  Há 16 anos ela atua na Guarda Municipal, e em 2011 foi condecorada com a Medalha do Mérito Pessoal concedida pela corporação pelos importantes serviços prestados.

Em outras oportunidades o Legislativo contou com no máximo duas mulheres. Nessa Legislatura estão presentes Beth Manoel e Maisa Fernandes. Outras mulheres passaram pela Casa de Leis, porém, sempre em menor número que os parlamentares do sexo masculino. A advogada e ex-vereadora Sônia Calidone dos Santos foi a primeira a assumir uma cadeira na Câmara Municipal, então como vereadora do PT. Exerceu três mandatos consecutivos no Legislativo, entre os anos de 2001 a 2012. Entre 2001 e 2004, Salete Riboldi, assumiu algumas vezes como suplente. Na eleição de 2016, Beth Manoel foi a candidata a vereador com maior votação da história da Câmara e a primeira mulher a ocupar a presidência da mesa diretora. A professora Marisol foi eleita vice-presidente da Casa entre 2019 e 2020.

“Acho que precisaria de mais representantes femininas na Câmara. A mulher tem uma visão diferente do masculino e por isso podemos analisar diversos assuntos por perspectivas diferentes”, comentou Paula, a quinta mulher a assumir uma cadeira na história do Legislativo Itapirense.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.