Pouco mais de 4 mil presos das penitenciárias da região de Campinas foram beneficiados pela saída temporária nesta semana, durante o feriado prolongado de Corpus Christi. As “saidinhas“começaram na terça-feira, 14 e seguem até essa segunda-feira, 20.
A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo) detalhou que, os mais de 4 mil beneficiados que estão nas penitenciárias da região, 2 mil deixaram o CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Campinas, 1.443 o CPP de Hortolândia, 174 o Centro de Ressocialização de Sumaré, 321 a Penitenciária Feminina de Campinas, 150 a Penitenciária II e III de Hortolândia, 92 a Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu.
Segundo a pasta, a previsão é que saiam, em todo o estado, 34.891 presos do regime semiaberto, no período de 14 a 20 junho. O benefício é concedido pela Justiça durante o cumprimento da pena e usado como forma de ressocialização dos presos e manutenção de vínculo deles com o mundo fora do sistema prisional. Quase toda a semana, a Polícia Militar e GCM (Guarda Civil Municipal) capturam presos que estão sendo procurados por não retornarem de outras saidinhas.
Por isso, esses mesmos policiais pedem à população que fique atenta a movimentações de pessoas estranhas ou suspeitas próximas às suas casas. A SAP, por sua vez, ressalta que se o preso, beneficiado pela saidinha, não retornar à unidade prisional de origem, passa a ser considerado foragido e perde o benefício do regime semiaberto. De acordo com a lei, os presos em regime semiaberto têm direito a cinco saídas ao ano e o calendário é proposto pelo judiciário.
Deixe seu comentário