A coleta de dados do Censo Demográfico 2022, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começa amanhã, dia 1, em todo o território nacional. Em Itapira serão visitadas 27 mil residências segundo informou a equipe local, dando início por regiões populosas, como o centro da cidade e bairro Istor Luppi. A maior pesquisa do país é realizada a cada virada de década. No entanto, devido à pandemia de Covid-19 e falta de recursos, a coleta foi atrasada em dois anos.

some text


A equipe local contava, até sexta-feira, com 37 recenseadores, de 66 vagas abertas. O IBGE já abriu novo processo para contratação de mais profissionais. Além disso, são mais seis agentes censitários supervisores (quatro estão em contratação) e um agente censitário municipal. A cidade está dividia e 180 setores, e cada um possui 150 casas / imóvel.

“A primeira leva de entrevistas será os centros mais populosos, como região central e o Istor Luppi, por exemplo. Os agentes e recenseadores se reúnem na segunda-feira de manhã, e traçam o esquema para iniciarem as visitas”, explicou a Agente Censitária Municipal, Aline Vieira.

A expectativa é que a coleta de dados em Itapira dure cerca de três meses. O IBGE informou que para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores, as equipes do IBGE vão seguir protocolos sanitários contra a Covid-19, como uso de máscara, higienização das mãos e equipamentos com álcool em gel e distanciamento social. Todos também vão estar uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE e a população poderá confirmar a identidade do entrevistador pelo site ou telefone do Instituto.

O Instituto informou que a coleta do Censo Demográfico 2022 será realizada de agosto a outubro de 2022. Durante a coleta nos domicílios serão utilizados dois tipos de questionário: o básico e o da amostra. O Questionário Básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela dos domicílios é selecionada para responder ao questionário da Amostra, que conta com 77 questões.

A investigação nos domicílios selecionados, efetuada por meio do Questionário da Amostra, inclui, além dos quesitos presentes no Questionário Básico, outros mais detalhados, bem como quesitos sobre temas específicos: características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.

“É importante frisar que os dados são sigilosos e são importantes para a cidade. Por exemplo, a distribuição do fundo de participação do município leva em conta a população”, informou Aline.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.