O ciclista itapirense Artur Galizoni Caversan participou da 30ª Edição do L´Etape du Tour. A prova de ciclismo de estrada amador, organizada pelo Tour de France, que contou com 16.000 inscritos de 70 países, e foi disputada no dia 10 de julho.

some text


O evento foi realizado na região dos Alpes, com largada na cidade de Briançon e chegada na famosa estação de esqui de Alpe D´Dhuez, que é um dos trechos mais emblemáticos da prova profissional, presente em várias edições. O desafiador percurso, contou com 170 km e 4,7 mil metros de desnível positivo, distribuídos em três montanhas: Col du Galibier (ponto mais alto com 2.642 metros de altitude), Col de la Croix de Fer e Alpe D´Huez. “Para ter uma referência, o desnível acumulado é mais da metade da altitude do Monte Everest”, contou Caversan. “São subidas com 25 a 30 quilômetros de extensão, coisa muito diferente do que temos no Brasil”.

O itapirense foi o 4º brasileiro a cruzar a linha de chegada, com o tempo de 6:55:34 hs, conquistando 343º na classificação Geral e 25º na Categoria 40/44 anos. “Fiz uma preparação específica para a prova, principalmente nos três meses anteriores. A nossa região do Circuito da Águas favorece muito a prática do ciclismo”, salientou. “Considero que estamos entre as cinco melhores regiões do Brasil. Cheguei a fazer sessões com oito horas de duração e dias com mais de 200 km percorridos. Estava bastante confiante em minha forma e sabia que a característica do percurso me favorecia, além de ter entrado este ano na categoria 40/44 anos, estando na faixa mais jovem da categoria”.

Mesmo com toda a preparação, a classificação geral causou surpresa ao ciclista itapirense, que esperava ficar apenas entre os top 1.000. “Enfrentamos uma amplitude térmica enorme. Logo após a largada a temperatura estava em 8 graus. Na última montanha enfrentamos um calor de 36 graus. Foi justamente nesse trecho que me destaquei, conseguindo sustentar um ritmo forte e ultrapassando muitos concorrentes”, lembrou. “Olhava para o lado e via franceses, ingleses e holandeses em maus bocados, os mesmos que me fizeram sofrer nas duas montanhas anteriores agora se arrastavam para enfrentar o Alpe D´Huez. Definitivamente, estava preparado para essas condições e isso foi uma vantagem competitiva”.

O EVENTO

O L´Etape du Tour é a maior prova de ciclismo amador do mundo, e acontece todos os anos na França, durante o Tour de France. É exatamente uma, das 21 etapas que os profissionais enfrentam, geralmente alternando entre as regiões dos Alpes e Pireneus, de acordo com o ano.

Em 2022 o percurso eleito foi a Etapa Rainha do Tour (considerada a mais difícil e decisiva), quatro dias antes da passagem dos profissionais pelo mesmo trecho. Uma curiosidade, é que esta foi a cópia exata de um estágio do Tour de France de 1986, vencida pelo francês Bernard Hinault em disputa com o norte-americano Greg Lemond, em uma das maiores batalhas que o Tour de France já viu.

Foi um ano especial, que marcou a 30ª edição do Evento sendo considerado um dos L´Etapes mais difíceis da história. Cerca de 30% dos participantes foram cortados por não conseguirem completar no tempo limite. Além da prova na França, a franquia L´Etape du Tour conta com eventos em vários países do mundo durante o ano, incluindo o Brasil.

Por aqui, aconteceu o L´Etape Rio na cidade do Rio de Janeiro, no início de julho. E está definido o tradicional L´Etape Brasil, em Campos do Jordão, que ocorrerá no dia 25 de setembro em sua 8ª edição.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.