A Secretaria Municipal de Saúde deu início hoje, dia 8, na rede básica, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças menores de cinco anos e a Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Segundo o Ministério da Saúde, em ambos os casos, não há necessidade de guardar intervalo em relação à vacina contra a Covid-19.

some text


As doses serão ofertadas gratuitamente à população até dia 09 de setembro. Em Itapira as vacinas estão disponíveis em todas Unidades Básicas de Saúde, na área urbana e rural. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h30. O Dia D será 20 de agosto, sábado, das 8h00 às 16h00, também e todas as UBSs.

“Já estamos com as vacinas para aplicar na população. Os pais devem levar seus filhos junto com a carteirinha de vacinação. É melhor que se dirijam até a unidade que costuma dar a vacina, pois caso haja algum problema, como perda da carteirinha, é possível buscar um histórico no posto”, informou a responsável técnica pela Vigilância Epidemiológica, Josemary Apolinário.

A Prefeitura de Itapira informou que ano passado a cobertura foi muito baixa, sobretudo na multivacinação. A média geral foi de 72,26% para vacinas como BCG, Hepatite A e B, Rotavírus, Meningococo C, Pena, Pneumocócica, Poliomielite, Tríplice Viral, dentre outras.

Josemary analisou que a pandemia da Covid-19 pode ter intimidado os pais de levarem as crianças aos postos de saúde. “O mais provável pela baixa procura foi a questão da Covid-19. As pessoas se preocuparam, e com medo de pegar a doença deixaram de ir até a sala de vacina. Mas temos outros fatores também. Como por exemplo a criança ter ficado doente no período da vacinação ou mesmo os pais que acabam esquecendo de levar os filhos”, informou.  

Na segunda-feira, 1° de agosto, Josemary e a Diretora da Rede Básica de Saúde, Deise Cega Fernandes, se reuniram com os enfermeiros responsáveis pelas Unidades Básicas de Saúde do município para discutir as estratégias da campanha, inclusive apresentando os dados das baixas procuras. “Por isso reforçamos a importância para que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes para atualizar a carteirinha. Infelizmente estamos observando a volta de muitas doenças por causa dessa baixa procura pelas vacinas”, enfatizou a responsável pela Vigilância.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.