Dando continuidade aos trabalhos de castrações de cães e gatos no município, segundo apurado pela reportagem junto à Prefeitura, a população que mora na região do Cubatão será a próxima a ser atendida pelo Castramóvel. A clínica cirúrgica móvel deverá estar presente no Centro Esportivo de Lazer “Hideraldo Luiz Bellini” a partir do dia 13 de setembro.
O atendimento é feito exclusivamente por agendamento prévio e seguindo a ordem do cadastro feito pelo site da Prefeitura. A seleção dos contemplados leva em consideração os critérios de renda familiar, inscrição em programas sociais e quantidade de pessoas na família. Antes do início dos trabalhos no Cubatão, as equipes do Castramóvel, juntamente com o SAMA (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), estarão se organizando em relação à programação de cirurgias a serem realizadas.
A Patrulha Ambiental da SAMA faz contato via telefone do cadastro para informar o dia e horário do procedimento e os tutores levam o animal até o local. Após a cirurgia, os animais seguem em observação até que o efeito da anestesia passe e são entregues já medicados e microchipados. Os interessados no serviço podem fazer o cadastro no site www.itapira.sp.gov.br, no ícone “Cadastro Castramóvel”.
Os trabalhos realizados pelo Castramóvel tiveram início no dia 2 de agosto. Em um primeiro momento, a região do Istor Luppi foi atendida, com o centro cirúrgico móvel permanecendo na Praça CEU. Após um período de cerca de duas semanas, a unidade se dirigiu para os distritos de Barão Ataliba Nogueira e Eleutério, este último com os trabalhos sendo realizados na quinta-feira, dia 25. Até o momento, segundo divulgado pela Prefeitura, 150 animais já foram operados, além dos 70 que estavam na previsão dos trabalhos em Eleutério.
A vencedora da licitação para operar o veículo e realizar os procedimentos cirúrgicos foi a empresa mogimiriana AA Mazon-Me. Segundo o edital a vigência do contrato é de um ano. O trabalho prevê a castração de 590 animais, sendo 300 gatos e 290 cachorros, machos e fêmeas, de todos os portes. A contratação prevê ainda o fornecimento de clínica veterinária de apoio, com a inclusão de serviço veterinário, medicação, abrigo e alimentação para os casos mais graves, dos quais não exista possibilidade de o animal ser devolvido no mesmo dia ao seu tutor.
Deixe seu comentário