Uma quadra esportiva virou alvo de uma reclamação generalizada no bairro Flávio Zacchi. Sem iluminação nenhuma, os problemas só acumulam e os moradores estão preocupados principalmente com questões de segurança. Um abaixo assinado, onde está sendo reivindicado uma solução para as necessidades do local, colheu 52 assinaturas e deverá ser enviado à Prefeitura nos próximos dias. A reportagem foi contatada pelos moradores e esteve presente na quadra para apurar os fatos que estão gerando as reclamações.

some text


De acordo com os moradores mais antigos da região, a quadra, que oferece opções da prática de basquete e futebol, foi construída há pouco mais de 20 anos e, desde a época, nunca foi instalada uma iluminação no local, mesmo com cobranças sendo realizadas junto ao poder público. A quadra se localiza entre as ruas Luiz Domingues, Ernesto Rotoli e Santo Malandrim. Pelo local, a reportagem confirmou que a iluminação é inexistente e, durante o período da noite, toda a área do quarteirão fica totalmente às escuras.

Segundo a comerciante Mônica Fernanda Gonçalves de Almeida, 45, devido a escuridão do local, a violência e falta de segurança só cresce. “Já teve assalto e tentativa de estupro. Drogas nem se fala. A frente do meu comércio fico tudo totalmente escuro. Ás vezes até improviso alguma iluminação para melhorar a situação”, disse Mônica.

Já Alessandro Maggi, 24, outro comerciante de uma das ruas paralelas à quadra, pensa em sua filha de apenas uma ano e quatro meses. “Tenho uma filha pequena que quer brincar, mas parece que fizeram a quadra apenas para ser usada de dia. Trabalho a noite e tenho que manter a porta do meu comércio fechada por questão de segurança”, comentou Maggi.

Alessandra Mendes, 32, ressaltou que os próprios moradores, muitas vezes, tem que cuidar do local. “Meu marido sempre cuida do entorno da quadra, como limpeza e plantio de plantas, para ser um local melhor para as crianças brincarem. A iluminação iria ajudar, principalmente, na época de férias”, explicou Alessandra.

Outra questão negativa abordada pelos moradores é a questão da água parada, tanto dentro da quadra, como na beira da guia da calçada na rua. Valdenice Soares, 47, questionou a prefeitura em relação à dengue. “Eles vem fiscalizar a casa da gente mas não veem a água parada na quadra e na rua, que não tem nem um bueiro. Tenho uma filha de 16 anos e fico com medo dela ficar passando pela quadra para vir embora para casa. O local também tem um desperdício de espaço. A parte dos fundos bem que podia abrigar um parquinho para as crianças”, disse Valdenice.

Marcia Batista da Silva, 54, chegou a dizer que os moradores já chegaram a ser ofendidos por um vereador quando foram cobrar uma solução para a região. “Não é porque somos pobres que não precisa fazer melhoria na quadra. Um vereador chegou e disse que a gente era tudo porco, vê se pode”, relatou Marcia.

Os moradores estarão reivindicando junto à Prefeitura pelo menos dois postes de iluminação para o interior da quadra, além de outros para o entorno da mesma, que fica entre as três ruas citadas anteriormente. Além de permitir que o local seja utilizado durante à noite, tanto os comerciantes como os moradores terão um pouco mais de tranquilidade em relação à segurança, em vista que a área é grande e o local constantemente é utilizado como ponto de tráfico de drogas.

PREFEITURA

Em contato com a Prefeitura, a Secretaria de Esportes e Lazer informou que está fazendo estudos para a implantação de nova iluminação no local. Porém, ainda não há prazo definido para a instalação dos dispositivos pois a pasta analisa estratégias para que novos furtos de fiação não voltem a acontecer.

Abaixo assinado de moradores deverá chegar até a Prefeitura em breve – Fotos Tribuna de Itapira

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.