O TRIBUNA DE ITAPIRA apurou que existe uma certa preocupação com a possibilidade da ocorrência de filas para a votação sobretudo naquelas sessões eleitorais com maior número de eleitores. Além da sequência para preenchimento de até cinco cargos na tela da urna eletrônica, que via de regra sugere a possibilidade de um tempo relativamente maior de permanência na cabine de votação, outra incógnita diz respeito à introdução da leitura biométrica (impressões digitais) pela primeira vez será utilizada no município, como forma de atestar o comparecimento do eleitor em cada uma das 160 sessões eleitorais.

some text


Em tese, algumas pessoas poderão apresentar dificuldades para fazer o registro. Por isso ficou determinado que haverá no máximo 4 tentativas de identificação pelo método. Se todas falharem, o eleitor vai assinar uma lista de comparecimento, como ocorria até a eleição passada. A Juíza Eleitoral, Dra. Hélia Regina Pichotano, afirmou ainda que depois de fechados os portões às 17h00, aquelas pessoas que eventualmente estiverem na fila aguardando sua vez de votar, terão assegurado seu direito ao voto.

AUDITORIA

Com as presenças da Juíza Eleitoral Dra. Hélia Regina Pichotano e da Promotora Eleitoral, Dra. Patrícia Taliatelli Barsotini, a equipe do cartório eleitoral da cidade (54ª Zona Eleitoral) procedeu na manhã de quarta-feira, dia 28, a cerimônia de testagem das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições deste domingo, 2 de outubro.

A atividade, como é recorrente aqui em Itapira, contou com a participação de representantes de veículos de imprensa do município. Ao recepcionar aos profissionais da imprensa, Dra. Hélia destacou a importância dos veículos de comunicação no esclarecimento dos eleitores a respeito de detalhes envolvendo o processo eleitoral.

Na sede do Cartório Eleitoral estão guardadas 183 urnas, 160 referentes a todas as sessões eleitorais da cidade e 23 deixadas como “reservas”. Para o trabalho de aferição, comandado pelo chefe do cartório eleitoral, Marcello de Sá Barreto Torres, foi escolhida de forma aleatória pela promotora Dra. Patrícia a urna da 151ª sessão eleitoral, pertencente à Escola Municipal Wilma Toledo Barros Munhoz, que tem 380 eleitores registrados.

A urna foi colocada em funcionamento com impressão da “zerésima eleitoral” – documento emitido em cada seção eleitoral, antes do início da votação. Trata-se de um relatório onde consta o nome de todos os candidatos, de todos partidos envolvidos na disputa, em cada um dos Estados da Federação e Distrito Federal. Por seu intermédio é possível mostrar que não existe voto registrado na urna eletrônica para nenhum dos candidatos. Ela é impressa logo após o procedimento de inicialização da urna.

A partir daí foram feitos testes de votação, com a participação das pessoas que assistiam às demonstrações realizadas. A primeira opção que aparece na tela é o voto para Deputado Federal, com espaço para a colocação de quatro algarismos. O eleitor coloca o número do candidato e aperta a tecla “confirma”. Mesmo procedimento para os demais cargos que vêm na sequência; Deputado Estadual (cinco algarismos); Senador (três algarismos); Governador e Presidente da República, com dois algarismos cada.

Durante os testes, foi possível ver como funciona o voto nulo (que ocorre quando o número digitado não corresponde a nenhum registro oficial de candidatos ou números atribuídos aos diferentes partidos políticos) e o voto em branco, este como opção no próprio teclado da urna. Assim como ocorre no caso da validação dos votos conferidos aos candidatos da preferência do eleitor, também é necessário a confirmação do voto em branco, ou sem registro (nulo) apertando a tecla “Confirma”.

MUDANÇAS

Uma das mudanças mais significativas nestas eleições, com relação à eleição municipal de 2020, diz respeito a alterações promovidas em dois locais de votação, que acolhem juntos 7.255 eleitores. Eleitores que votavam nas antigas instalações da EMEB Isaura da Silva Vieira, localizada na Rua Coronel Francisco Vieira, no bairro Cubatão, serão acolhidos no novo endereço da referida escola, entregue em outubro do ano passado, na rua Rosana Avelina de Oliveira Preto, junto ao Complexo Desportivo e de Lazer “Hideraldo Luiz Bellini”, também no bairro do Cubatão. Com 14 sessões eleitorais, a Escola Isaura é a segunda maior receptora de votos da cidade, atrás apenas da EE “Elvira Santos de Oliveira”, a ESO.

A outra mudança diz respeito à substituição do Centro de Valorização do Trabalho (CVT) “Prefeito José Casimiro Rodrigues”, pelo prédio onde funciona a FATEC “Dr. Ogari de Castro Pacheco”, na Rua Tereza Lera Paoletti, nº 570/590 – Jardim Bela Vista. Ali estão abrigadas seis sessões eleitorais.

Processo de auditoria – Fotos Tribuna de Itapira

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.