O reencontro da aposentada Luzia Adelaide de Oliveira, 77, com as festas comunitárias que costuma patrocinar já há mais de 30 anos, não poderia ter sido mais gratificante para ela. Segundo sua estimativa, no domingo, cerca de duas mil pessoas passaram pelo cruzamento das ruas Guilherme Frasseto e Pedro Artigiani , na Vila Boa Esperança, para ver de perto da festa dedicada para as crianças que ela patrocinou. A movimentação teve início por volta das 10h00 e só foi terminar no início da noite.
“Tinha criança com mãe, criança com avó, com tia, sozinha. Tinha muita gente que veio pela primeira vez prestigiar a festa”, relatou ela para o jornal TRIBUNA DE ITAPIRA. Conforme descreveu, sua maior alegria foi poder ouvir novamente o burburinho das crianças se divertindo. A aposentada repetiu o formato de festas que a tornaram conhecida na vizinhança e também em toda Itapira, distribuindo, com a ajuda de familiares, vizinhos e diversos apoiadores, muitas guloseimas, disponibilizando brinquedos e fazendo sorteios de brindes.
Havia dois anos que dona Luzia não tomava a iniciativa de promover uma festa por causa do período de cuidados que as autoridades de saúde definiram contra a Covid-19. Calcula que não fosse o cancelamento a partir de 2020, essa realizada no domingo seria a de 15ª Festa em homenagem às crianças por ela promovida.
A meta agora, conforme manifestou, é se preparar para promover no ano que vem a festa junina comunitária que obedece ao mesmo modelo, com a diferença de ser mais tradicional. “Acho que perdi a conta, mas seguramente já faço a festa junina a mais de 30 anos”, revelou. Na casa onde mora já são pelo menos 40 anos, confidenciou. “Fui, seguramente a primeira pessoa a morar aqui neste local”, assegurou.
Defesa Civil
Ela aproveitou a conversa que teve com o TRIBUNA para enviar agradecimentos a todas as pessoas que colaboraram de alguma forma para a realização da festa, incluindo aí a prefeitura, cujos colaboradores, conforme descreveu, “são pessoas valiosas”. Mostrou-se especialmente grata com a participação da Defesa Civil, cujos agentes ajudaram a refrescar a tarde quente e abafada, jogando água nos participantes.
Fotos: Paulo Bellini/Tribuna
Deixe seu comentário