Com a participação do prefeito Toninho Bellini, do vice, Mário da Fonseca, da presidente da Câmara Municipal, vereadora Beth Manoel, de colaboradores de primeiro e segundo escalões da prefeitura e familiares da homenageada, foi dado o nome da saudosa e inesquecível Anairá Calidone Récchia Mourão Henrique para o Centro de Referência Especializado da Mulher (CREM).

some text


Localizada em frente ao Parque Juca Mulato (ao lado da Escola Estadual “Professor Júlio Mesquita”), a instalação do CREM funciona desde maio de 2021, projetando o nome de Itapira no atendimento a mulheres vítimas de violência, maus tratos e abusos.

A cerimônia teve início por volta das 10h00 e se prolongou por cerca de uma hora. Representaram familiares a mãe, Sônia Calidone dos Santos, o pai Júlio Rechia, as irmãs Mayra e Olívia, além da sogra, senhora Nícia Mourão e seu marido, João Bezerra, padrasto de Anairá.; A homenageada faleceu em 2016 em consequência de um atropelamento ocorrido em São Paulo, cidade onde estrava estabelecida, e cujo autor, dirigia embriagado.

Sônia falou para O TRIBUNA que procurou conter a emoção, mas não conseguiu. Advogada, ex-vereadora e militante histórica do PT de Itapira, ela disse que procurou externar sua gratidão ao prefeito à Câmara Municipal, ao Toninho Bellini e aos demais colaboradores, em nome da Secretária de Promoção Social, Regina Ramil Marella.

Durante seu discurso, elogiou a criação e a eficácia do CREM naquilo que se propõe em realizar, associando a memória da filha ao empreendimento, “Têm pessoas que passam por essa vida sem vivê-la. A Anariá viveu intensamente deixando esse legado de luta, de coragem. E é nosso dever segui-lo”, destacou.

Discursaram também Regina Ramil, e o prefeito Toninho Bellini, que destacou a operacionalização do CREM em tão pouco tempo, falando dos benefícios que ele já produziu. “E em 2021, esse foi o primeiro projeto do meu plano de governo que foi colocado em prática com o apoio da OAB de Itapira e da Lowell Cosméticos. Iniciamos esse trabalho em maio, em plena pandemia, e eu já tinha comigo que no momento oportuno faríamos essa homenagem à Anariá”, comentou.

Fotos: Paulo Bellini/Tribuna

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.