A Justiça Eleitoral de Itapira trabalha com a hipótese de que a votação deste domingo, quando ocorre a eleição de segundo turno, deverá ser mais rápida do que em 2 de outubro, quando ocorreram alguns problemas pontuais e foram registradas filas em diversas seções.
A Juíza Eleitoral, Dra. Hélia Regina Pichotano falou durante o processo de auditoria das urnas eletrônicas realizado na quarta-feira, 26, na sede do cartório eleitoral, a respeito dos problemas encontrados na votação de primeiro turno. Além das dificuldades apresentadas por alguns eleitores que tiveram problemas com a leitura das digitais no momento de registrar sua presença no local de votação, Dra. Hélia apontou a desinformação com relação ao local onde ficam localizadas as seções eleitorais, como uma agravante na demora constada. Falou ainda a respeito dos problemas encontrados no funcionamento de duas seções eleitorais, que contribuíram num primeiro momento para a demora na votação, assegurando que se fato parecido voltar a se repetir, a substituição do equipamento será feita de forma mais rápida.
Ao lado do chefe do cartório eleitoral de Itapira, o servidor Marcello de Sá Barreto Torres, a juíza Hélia disse que foram adotadas algumas medidas na tentativa de facilitar as informações para o eleitorado, entre elas, a fixação de mais de uma relação nos locais de votação, da localização das diversas seções eleitorais. Paralelamente a essa medida, a magistrada determinou o reforço de colaboradores da Justiça Eleitoral para ajudarem na orientação dos eleitores com maior dificuldade.
A Juíza Eleitoral lembrou também que idosos e pessoas com deficiência tem preferência no momento de votar e fez um apelo para que o eleitorado compareça para registrar seu voto, expressando seu desapontamento com relação ao índice de abstenção que no primeiro turno atingiu em Itapira algo em torno de 13%, ou cerca de 13 mil eleitores. Hélia pediu também para que os eleitores se certifiquem do número correto dos candidatos e da sequência de votação, para não terem problemas no momento de registrar seu voto.
A urna eletrônica apresenta primeiramente os candidatos ao governo estadual e logo em seguida os dois finalistas da eleição presidencial. A magistrada observou que no primeiro turno, muitas pessoas, por desinformação, tentaram registrar o número 22 (do PL de Jair Bolsonaro) ao tentar votar em Tarcísio de Freitas para governador, candidato registrado pelo PP, cujo número de registro é o 10, aumentando o tempo de permanência na cabine de votação. “É extremamente importante que o eleitor tenha informação do seu candidato para que a votação transcorra em um ritmo desejado”, exprimiu.
Na avaliação da Juíza e do chefe do cartório, a maior movimentação de eleitores deverá ocorrer no período da manhã, ensejando que possa haver filas, principalmente, nas sessões eleitorais com maior número de eleitores. A magistrada recomenda calma e paciência, salientando que o voto “É um exercício de cidadania”, e que deve ser exercido em sua plenitude. Ainda segundo expectativa das autoridades eleitorais do município, o resultado da votação aqui em Itapira deverá ser conhecido rapidamente.
Deixe seu comentário