Atraída na cidade por uma denúncia anônima, uma equipe da Polícia Ambiental do 1º Pelotão, 2ª Companhia, flagrou na tarde desta última segunda-feira, dia 21, na rua Estados Unidos, Vila Ilze, um morador que guardava em cativeiro dentro de sua residência 14 aves da fauna regional (3 trinca-ferro e 12 canários da terra) além 3 “pintagols”, híbridos resultantes do cruzamento do pintassilgo da cabeça preta com canário do reino – prática que não pode ser realizada sem consentimento de órgãos competentes.

some text


A presença dos Policiais despertou a atenção dos vizinhos. Ao constatar a veracidade da denúncia, a equipe composta pelo Cabo PM Mafra e Soldado PM Claudino, cuidou de elaborar dois Autos de Infração Ambiental na modalidade de multa simples, totalizando R$ 9.600,00, por infringir o parágrafo 3 inciso III do artigo 25 e artigo 26 da resolução SIMA 05/21, por ter em cativeiro e ave híbrida, sem prejuízo da responsabilidade penal nos termos da Lei Federal 9605/98.

Conforme descreve o Boletim de Ocorrência Ambiental (BOA) os canários da terra e o trinca ferro, foram reintroduzidos na natureza por não ter perdido as características selváticas. As aves resultantes de cruzamento e o trinca ferro anilhado, ficaram sob custódia do infrator até que haja decisão judicial a respeito do assunto. As gaiolas dos demais passarinhos foram destruídas.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.