Com o fechamento do plantão policial aos finais de semanas e feriados, cujos trabalhos passaram a ser concentrados na CPJ de Mogi Guaçu, a Polícia Civil do município passou a ter mais espaço para investigar os crimes ocorridos desde então.
Apesar do pouco contingente de investigadores e escrivães, as equipes comandadas pelo delegado Anderson Cassimiro de Lima desenvolveram, nesse ano de 2022, trabalho elogiável. Nesta semana, Antony Chain Boretti e Lígia Petri que, respectivamente comandam os setores de escrivães e SIG, promoveram um balanço dos trabalhos e, segundo informaram, o saldo foi positivo.
A Polícia Civil, segundo os policiais, tem como foco as investigações de crimes e, como alguns integrantes eram designados aos plantões de finais de semana e feriados, o efetivo era reduzido e, dificilmente as investigações se deslanchavam.
Segundo o apurado, somente no mês de outubro a Polícia Civil conseguiu instaurar 70 inquéritos, sendo que mais 600 estão em curso. “Essas centenas de inquéritos, temos certeza, serão concluídos e, desses, vários crimes serão esclarecidos e os culpados serão punidos”, salientaram Boretti e Lígia. Até a tarde de quarta-feira, a delegacia local registrou mais de 2.700 boletins de ocorrências dos mais variados tipos, onde sete mil pessoas foram relacionadas como vítimas, testemunhas e condutores.
Conforme explicou Lígia, este ano o SIG conseguiu “zerar” as ordens de serviço, onde centenas de pessoas foram intimadas a comparecer à delegacia e prestar depoimentos sobre variados casos. Isso sem contar os cumprimentos de mandados de prisões expedidos pela Justiça não só de Itapira, como da região e do Sul de Minas, onde vários criminosos foram tirados de circulação.
Além de atuarem em Itapira, os policiais civis também participaram de operações realizadas em cidades das quais são abrangidas pela Seccional de Mogi Guaçu. Dentre todos os delitos solucionados, o caso que ganhou projeção neste 2022 ocorreu no bairro São Sebastião dos Robertos, situado no município de Albertina, onde os policiais de Itapira conseguiram êxito em prender um dos integrantes da quadrilha que agia em roubos em fazendas no município itapirense.
Segundo ainda Chain e Lígia, todo o trabalho desenvolvido com êxito é devido ao respaldo que o delegado Anderson Cassimiro de Lima emprega junto aos policiais da delegacia, com ampla liberdade de agirem e investigarem todos os tipos de crimes.
Deixe seu comentário