A mais tradicional prova de pedestrianismo do país, a Corrida de São Silvestre, que chega neste sábado, 31, à sua 97ª edição, terá a participação de dezenas de itapirenses de ambos os sexos. Somente o grupo Runners Itapira, uma espécie de “coletivo” que reúne aficionados pela prática das corridas, irá se deslocar para São Paulo em um micro-ônibus cedido pela Secretaria Municipal de Esportes com 28 participantes.
O técnico em refrigeração Carlos Rodrigo de Godoy, 40, é um dos coordenadores do grupo, ao lado do diretor de escola Helton Zanqueta, 56, e do encarregado de manutenção Oswaldo Apolinário, de 42 anos. Segundo seus cálculos, somando também aqueles que vão por conta própria, a participação itapirense pode chegar próxima a 50 corredores. “Alguns dos nossos colegas são pessoas com larga experiência em participar da prova”, mencionou.
Godoy comenta que alguns participam com a intenção de marcar presença e testar limites, enquanto que outros treinam duro para conseguir um bom resultado. “Temos participantes que iniciam o treinamento pelo menos dois meses antes”, revela.
Na noite chuvosa de terça-feira a maior parte do grupo fez um “treino de despedida” no “zerão” do jardim Santa Marta. “Foi um momento de confraternização que já é tradicional e que serve para elevar o moral e a confiança entre participantes”, descreveu.
Participação Especial
No seu caso particular, Rodrigo Godoy conta que terá uma motivação a mais, já que vai “apadrinhar” a primeira participação na prova da esposa Maria Isabel, que é professora. “A exemplo dela, nosso grupo terá muitas pessoas que estarão fazendo sua estreia”, entregou. Será sua terceira participação e confidenciou que espera fazer uma boa prova.
A largada para participantes do sexo feminino e pelotão de elite deverá ocorrer às 7h40. Os corredores do sexo masculino e pelotão de elite, largam às 8h05. O trajeto terá 15 km, começando e terminando na avenida Paulista. São esperados mais de 30 mil participantes. A Rede Globo transmite a prova ao vivo.
Deixe seu comentário