O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última quarta-feira, dia 28, uma projeção a respeito da população de Itapira de acordo com os trabalhos que vem sendo realizados pelo Censo 2022. Segundo informado pelo instituto, a estimativa é de que o número de habitantes atual do município seja de 70.438 pessoas.

some text


A população divulgada, que foi colocada como “Prévia da população calculada com base nos resultados do Censo Demográfico 2022 até 25 de dezembro de 2022” gerou dúvidas, em vista que, de acordo com o censo realizado no ano de 2010 pelo IBGE, o município de Itapira tinha 68.537 habitantes e as estimativas posteriores do instituto colocavam o total da população da cidade em 2015 com 72.967 pessoas, em 2016 com 73.410 habitantes e em 2017 a população estimada foi de 73.844.

A reportagem do Tribuna de Itapira entrou então em contato com a Coordenadora de Área do IBGE em nossa região, Cynthya Antinori Nóbrega, para apurar a respeito dos novos números apresentados. Segundo informado pela coordenadora, a data de divulgação dos dados já era predeterminado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por questão dos repasses de verbas para o instituto, mas os números atuais do recenseamento do município não alcançaram nem os 85% da população.

“Os números são uma projeção baseada na quantidade de residências que já tiveram os dados coletados mais uma estimativa com relação as casas que ainda faltam ser visitadas, algo em torno de 2.700. A população de fato recenseada até o momento é de 63.300, um total de 83,71% do município. Mesmo não estando completa, a coleta de Itapira segue a média nacional”, explicou Cynthya.

Ainda segundo apurado pelo Tribuna, Itapira é a cidade da região que apresenta o recenseamento mais atrasado e os fatores para tal seriam, principalmente, a recusa de moradores em atender os recenseadores e passar os dados. “A cidade tem muitas ausências e recusas. Dentro dos 2.700 imóveis que ainda faltam ser catalogados, muitos deles o morador se recusou a passar as informações”.

PREJUÍZOS

Em setembro deste ano a reportagem do Tribuna participou de um encontro com integrantes do IBGE, onde foram expostos as dificuldades que vinham sendo enfrentadas pelos recenseadores no município e o prejuízo estatístico que poderia ser causado pelas altas recusas dos moradores. Na época, o número de ausências nas residências somado ao de recusa de moradores em responder o questionário chegavam a 26% do total de endereços visitados.

A coleta de informações à respeito da população em relação à escolaridade, condições de moradia como acesso ao saneamento básico, condições econômicas, quantidade de idosos e crianças, por exemplo, ocorre apenas a cada década e é fundamental para a realização de políticas públicas que buscam atender a demanda de necessidades do município, além de campanhas de vacinação, como ocorreu em relação à Covid-19. Por Lei, é obrigatório responder o questionário. No encontro de setembro, Cynthya chegou a dizer que o número de recusas era muito grande e que isso poderia acarretar um prejuízo estatístico muito alto para o município.

TRABALHOS

Como os dados divulgados, que colocam Itapira com menos população do que o esperado, ainda não são definitivos, os trabalhos do IBGE no município terão continuidade até o final de fevereiro. O Censo 2022 está em campo realizando coletas desde 1º de agosto. Os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo devem ligar para o Disque-Censo 137, que atende a todos os estados do país, ou então entrar em contato com a coordenadoria do recenseamento local através do 98702-4287.

“Temos muito trabalho pra fazer. Vamos realizar uma varredura, vendo se não faltou casa para recensear, erro de registro caso tenha sido colocado que não há morador quando na verdade existe pessoa morando na casa e insistir nas residências onde não foram encontrados moradores ou os mesmos se recusaram a responder o questionário. Vamos buscar elevar o número da população, não encerramos o censo ainda, vamos consolidar os dados, mas acho muito difícil chegar aos 73, 75 mil habitantes recenseados”, concluiu a coordenadora que é responsável pela nossa região.

NACIONAL

Pelo calendário tradicional do IBGE, a mais completa pesquisa populacional do País é realizada a cada dez anos, com uma contagem populacional, mais simples, no meio do período. Mas a atualização prevista para 2015 não foi feita, diante de restrições orçamentárias. Para piorar, o Censo 2020 foi postergado por causa da crise sanitária do coronavírus sendo confirmado para este ano.

Cabe ressaltar que os números populacionais divulgados não eram esperados em muitos outros municípios e também no país. A população divulgada pelo instituto para o Brasil foi de 207.750.291 habitantes, abaixo do total de 213 milhões projetado pelo próprio órgão federal no ano passado.

Prévia da população dos municípios

Itapira                  70.438

Á. de Lindóia       18.859

Amparo               69.952

Lindóia                6.994

Mogi Guaçu         154.487

Mogi Mirim         90.997

Serra Negra         29.915

Jacutinga             25.538

Dados do IBGE divulgados em 28/12/2022

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.