A Guarda Civil Municipal estará novamente às ruas para realizar a ronda escolar em todos os centros de ensino do município. A ação de segurança e proteção às crianças e adolescentes não vinha sendo realizada desde junho de 2020, ano em que teve início a pandemia e todas as aulas foram suspensas.

some text


O programa ainda está sendo estruturado e será bem mais amplo do que em anos anteriores, visando mais a família, ações educacionais, proteção de vulneráveis e possui relação direta com o convênio firmado através do Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo federal no valor de R$ 925.503,25 e que foi noticiado em primeira mão pelo Tribuna de Itapira em novembro do ano passado.

Uma das agentes que estará atuando em campo será a GCM Paula Márcia Antônio, que também foi a responsável por encaminhar a proposta após chamamento público do governo para celebração do convênio, dentro de sua atribuição de ser a responsável técnica para elaboração de convênios e viabilização de recursos na época.

“O ano letivo já está para começar e daremos início aos trabalhos com uma equipe atuando em campo. De acordo com o convênio firmado, terão duas equipes responsáveis pelos trabalhos com a ronda escolar e precisamos esperar chegar as viaturas, que serão adquiridas via licitação”, comentou Paula.

As pontuações feitas pela agente em relação às equipes fazem referência ao convênio firmado, que foi celebrado após pontuação conquistada pelos programas demonstrados como os trabalhos realizados junto ao CREM (Centro de Referência Especializado da Mulher), Ronda Guardiã, visita protetiva em parceria com a Promoção Social, Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública (que envolve a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Municipal de Segurança Pública e Associação Comercial e Empresarial de Itapira) e o Gabinete de Segurança Integrada.

Entre os recursos que serão viabilizados com a verba estão quatro novas viaturas do modelo SUV, sendo que duas serão destinadas à ronda escolar e as outras duas para apoio especializado em ocorrências graves e ronda guardiã, que é a medida protetiva em relação à Lei Maria da Penha. O convênio ainda inclui um drone, que conta com visão noturna e infravermelho, e 50 coletes balísticos. Segundo apurado pela reportagem, as novas viaturas serão licitadas no próximo dia 7 e, após sua chegada, os programas de segurança poderão ser implantados integralmente.

O Comandante da Guarda Civil Municipal, Mirovaldo Farabello ressaltou a importância do retorno da ronda escolar por parte da corporação. “É ótimo ter a ronda escolar tanto para as escolas municipais como para as estaduais. É a proteção das crianças e adolescentes contra ações do crime próximos das dependências escolares, como furto e até a venda de entorpecentes”, comentou Farabello.

AÇÕES

Já nesse primeiro momento as rondas vão alcançar o período diurno e noturno, pegando entrada e saída das aulas. Para as ações mais amplas, que estão em processo de planejamento, está a parte educacional com temas de prevenção à violência doméstica, drogas e idosos em situação de vulnerabilidade. Palestras serão realizadas tanto em escolas como em centros de cuidado ao idoso.

Das quatro viaturas novas que estão por vir, duas serão especializadas técnicas, com a equipe que estará operando nelas passando por um processo de capacitação colocando em prática a ronda guardiã. Haverá um sistema de alerta que poderão ser acionados por vulneráveis em risco, como mulheres com medida protetiva e idosos com problemas familiares e que são acompanhados. O Centro de Operação e Inteligência de Monitoramento irá ajudar na parte operacional com essa pessoas.

“É um programa amplo de proteção e segurança pública envolvendo outras que ainda está sendo produzido para então virar lei. Estamos captando também a necessidade das escolas para organizar da melhor maneira possível a ronda escolar com todas as equipes que ficarão disponíveis”, concluiu a GCM Paula.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.