O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Itapira realizou durante o ano passado 3.031 atendimentos à consumidores locais. O montante é mais do que três vezes, ou 223% maior, do que o registrado em 2021, quando forma contabilizados 938 atendimentos. Os números fazem parte do banco de dados do Procon e foram solicitados pela reportagem do Tribuna de Itapira junto à coordenação do órgão.

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O período campeão em que o órgão mais atendeu os consumidores em Itapira foram os meses de maio e agosto, cada um com 360 atendimentos cada, seguidos pelo mês de julho com 359 e o de dezembro com 320. O início de 2022 contabilizou uma redução nas reclamações, sendo os meses de janeiro, fevereiro e março os que tiveram menos atendimentos, sendo 78, 112 e 94 respectivamente.

A unidade de Itapira ainda realizou um total de 317 notificações emitidas, que são aquelas em que o comercio ou empresa é notificado que houve uma reclamação registrada ou até mesmo de autuação devido à uma irregularidade encontrada. Julho foi o mês em que o órgão mais emitiu notificações, com 45, seguido pelos meses de janeiro e agosto com 34 e 31 notificações respectivamente. Consultas que foram concluídas, encerradas ou canceladas acumularam 207.

As maiores reclamações dos consumidores itapirenses, segundo o órgão local, diz respeito à serviços privados, crédito consignado, telefonia móvel e nota fiscal paulista.

ATENDIMENTO

Segundo a coordenadora do Procon de Itapira, Gabriela Bernardes da Silva Stefanini, esse grande número de atendimentos apresentados em Itapira no ano de 2022 se deve a dois fatores: retomada do consumo após a pandemia e uma atualização na base do órgão no município, que melhorou seu atendimento presencial e atualizou seu sistema.

“Com a estabilização dos casos de covid, houve maior liberação no comércio e com isso o consumo também se ampliou. Porém, considero que o fator principal desse aumento foi que melhoramos nosso atendimento presencial, com a instalação de um balcão que recepciona os consumidores em nossa base, tornando uma situação mais inclusiva, além de termos acrescido um profissional a mais na equipe”, explicou Gabriela.

“Fizemos também a atualização de nosso sistema, que está permitindo a realização de mais procedimentos do que antes, como ter um melhor acesso e poder realizar mais de uma notificação ao mesmo tempo”.

Ainda segundo a coordenadora, a grande expectativa para esse 2023 é o início da fiscalização “in loco” por parte da equipe do Procon de Itapira. “Estamos nos preparando para fiscalizar no município de forma presencial. Nós já somos credenciados, mas estamos aguardando um veículo e o plano estruturado que devemos seguir”.

ACORDOS

Outro dado apresentado nos trabalhos de 2022 foi o número de audiências e acordos. Foram 99 audiências realizadas ano passado, sendo o meses de julho e dezembro os que mais colocaram comércio/empresa e consumidor frente a frente, com 15 audiências cada. Durante os 12 meses do ano ainda foram firmados 90 acordos entre o consumidor que se viu lesado e o responsável por fornecer o produto.

Segundo Gabriela, a quantidade de acordos é considerada positiva e se deve à implementação do chamado “Selo Empresa Verificada”, que estimula as empresas e comércios a terem êxito na resolução dos problemas junto aos consumidores. “Quando chega na fase de audiência, sabemos que será realizado um acordo. Tudo o que acontece aqui fica registrado no sistema de São Paulo e Brasília. As empresas que não fecharem acordo não recebem o selo, que passou a vigorar em 24 março de 2022. Devido a ele, as empresas querem fechar o acordo para ficarem positivadas”, detalhou.

O Selo Empresa Verificada certifica que a empresa é cadastrada no sistema Procon-SP Digital, plataforma onde o consumidor pode fazer reclamações, denúncias e tirar dúvidas. O selo garante que, caso o consumidor tenha problemas com a compra ou a contratação do serviço, o órgão de defesa terá como localizar aquela empresa.

O fornecedor, por sua vez, poderá utilizá-lo em seu site, redes sociais e material publicitário durante sua validade. O fornecedor que tiver interesse deve acessar o Espaço Fornecedor no sistema Procon-SP Digital, preencher os dados cadastrais solicitados nos campos obrigatórios e autenticar as informações mediante assinatura eletrônica com certificação digital.

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