Dois itapirenses, a pedagoga Soliris Longo e o fotógrafo e designer gráfico Lucas Aldi, 40, participam de um projeto audiovisual que irá resultar a elaboração de um documentário cujo objetivo é o de focalizar a importância da preservação dos costumes dos povos originários da região amazônica.

some text


Denominado Sementes Ancestrais, o projeto envolve ainda participações do artista plástico Gabriel Menezes, mais conhecido por Mena; de sua irmã Amanda Menezes, Rede Nibu e Mojuá Oficial – famosa grife de roupas. Os itapirenses são responsáveis pelo portal Tribe Zen, definidos pelos criadores como sendo um “Canal de compartilhamento e de conhecimento através de podcasts, conexões e vivências para quem busca expandir sua consciência e tornar-se sua melhor versão através conhecimentos sobre corpo, mente e espírito, com uso de uma linguagem descomplicada”

Para dar forma ao projeto, a equipe de produção viajou até o Estado do
Acre, mais especificamente na cidade de Cruzeiro do Sul (localizada a mais de 4.000 km de Itapira) onde permaneceu recentemente por cinco dias junto à aldeia Shawãdawa, do povo Arara. Tempo suficiente para travar uma rotina de aprendizado sobre costumes dos nativos, uma imersão na cultura e na tradição daquele povo, resultando em muitas horas de material audiovisual. “Nosso propósito foi absorver conhecimento deles e levar o nosso, um intercâmbio de ideias”, colocou.

Segundo Lucas, a partir de agora, será feito um trabalho de edição o roteirização, que deve consumir segundo ele, “02 ou 03 meses”. O resultado final deverá ser a apresentação 04 a 05 capítulos de 20 minutos cada um. O conteúdo será divulgado em seu canal e também pelos demais parceiros. A expectativa é a de que esteja disponível até o final deste ano. Lucas não descarta a possibilidade de fazer um lançamento aqui na cidade. “É uma ideia que estamos considerando com muito carinho”, afirmou.

Continuidade

A elaboração do documentário, que além de mergulhar em questões antropológicas e sociais tem segundo Lucas Aldi  uma pegada esotérica, deverá abrir as portas para elaboração de outros trabalhos com o mesmo perfil. Conforme antecipou, os produtores já negociam parcerias nessa direção, inclusive, com a participação de grandes expoentes do universo artístico nacional. Quem quiser saber mais a respeito do projeto, pode assistir no Youtube uma introdução a respeito clicando aqui.

Lucas e Soliris a caminho da Amazônia

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.