Dois projetos, ambos de autoria do vereador Leandro Sartori (PSOL), deram entrada na sessão da Câmara Municipal na quinta-feira, dia 29, e tem o objetivo de valorizar a cultura itapirense tornando a Congada Mineira de São Benedito como patrimônio imaterial de Itapira e criando o projeto “Congada – sua história e cultura”.

some text


O primeiro deles descreve que “Patrimônio imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhe são associados – que as comunidades, os grupos, e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”, relacionando essa afirmação do projeto de lei à Congada Mineira.

Em sua justificativa para tornar o grupo como patrimônio imaterial da cidade, o vereador cita que a “Congada Mineira de São Benedito foi fundada nos anos 1950 e se mantém ativa desde então, há mais de 60 anos, sob o comando do senhor Arnaldo Franco, mantendo as atividades de forma ininterrupta, representando a comunidade negra, a resistência e a fé dessa cidade”.

Já a criação do projeto “Congada – sua história e cultura” é destinado à rede de ensino municipal de Itapira com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos estudantes a respeito de questões como a origem das congadas, a sua história, significado e legado. O projeto deverá ser aplicado com atividades práticas e poderá contar com a participação de órgãos públicos, secretarias, ONGs, associações e pessoas físicas que apoiem e participem das atividades extraclasses relacionados ao Projeto.

“É de suma importância que Itapira preserve a sua história e a sua cultura e, para tanto, é preciso que a nossa cidade conheça as origens da formação da cidade. Dessa forma, é oportuno que se amplie o acesso à história e à cultura através do ensino nas escolas de Itapira”, justifica Sartori.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.