Uma campanha promocional para contribuir na divulgação de um evento de boxe, com pegada social, tem causado sensação na vizinha Mogi Mirim. Tudo por causa de uma das dez lutas programadas no card do evento Mogi Boxe – que vai ocorrer no dia 21 de outubro – que vai colocar como adversários os vereadores João Victor Gasparini (natural aqui de Itapira), de 21 anos, e Marcos Antônio Franco, o Marcos Gaúcho, de 51.
Por detrás desta iniciativa inusitada figura ainda um terceiro vereador da atual legislatura de Mogi Mirim, Márcio Evandro Ribeiro, proprietário da Academia Arte da Luta e nome por trás de um projeto social que atende cerca de 100 crianças e adolescentes, e que já projetou até o momento dois campeões brasileiros na relação de lutadores por ele treinados. Aliás, cumpre um registro: Márcio treina também o itapirense Gabriel Adryan Soares, que no dia 20 deste mês terá uma disputa de título brasileiro na categoria peso leve no Rio de Janeiro.
Voltando a questão da luta entre os dois edis, Márcio afirmou que tudo começou ainda no primeiro semestre, quando Marcos Gaúcho comentou ter visto na internet um vídeo que mostrava uma luta de MMA em Borba, cidade distante cerca de 150 km de Manaus (capital do Amazonas), onde os antagonistas foram o prefeito e um ex-vereador. “Após ter assistido ao vídeo, o Gaúcho passou a me confrontar com a possibilidade de fazermos algo parecido aqui em Mogi Mirim. A ideia foi amadurecendo, até que o assunto chegou aos ouvidos do João Gasparini, que comprou a ideia”, revelou.
Seriedade
Na manhã de quinta-feira, 3, o trio agendou uma entrevista coletiva no plenário da Câmara Municipal, para divulgar o combate. Márcio Ribeiro destacou que a luta deve ser tratada com seriedade. Explicou que desde que ela foi decidida, ambos os contendores passam por um processo rigoroso de treinamento técnico e físico, com direito a acompanhamento médico e nutricional. São pelo menos três sessões semanais com uma hora de duração. A luta, como todas as outras nove programadas para o evento de 21 de outubro, terão supervisão do Conselho Nacional de Boxe.
Ambos os vereadores foram incluídos na categoria ‘peso cruzador’, que vai dos 79 quilos e 300 gramas a 80 quilos e 700 gramas. Marcos Gaúcho terá que emagrecer, até o dia do combate, 7 quilos. João Gasparini terá que adquirir dois. A respeito desta particularidade, Márcio Ribeiro mencionou um benefício indireto a que ambos os colegas de plenário estão usufruindo. “Ambo estão investindo em uma melhor qualidade de vida. Também o boxe possui esse viés de exigir dos seus praticantes uma rotina saudável de atividades físicas”, observou.
Social
A noitada de boxe será realizada no ginásio de esportes do Tucurão e vai atrair a Mogi Mirim, na véspera de aniversário da cidade (comemorado em 22 de outubro) lutadores de várias cidades brasileiras. Os organizadores farão uma campanha de arrecadação de alimentos e vão permitir que entidades assistenciais instalem barracas no entorno do local das disputas.
Leave a Reply